ADR Dionísio Cerqueira sedia ato de instalação da Câmara Temática de Assuntos Internacionais
A reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC), acontece no dia 4 de abril, a partir das 8h30, no auditório Paulo Freire, situado junto ao prédio da Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira. Nesse dia será instalada a câmara de assuntos internacionais do núcleo com a presença dos secretários estaduais de Assuntos Internacionais Carlos Adauto Virmond Vieira e do Planejamento Murilo Flores.
Estarão presentes na reunião os órgãos estaduais, o representante do Ministério da Integração Nacional, bem como os representantes dos poderes públicos municipal e federal, entidades do setor privado e da sociedade civil organizada participantes do processo de elaboração e de implementação do Plano de Desenvolvimento Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (PDIF/SC), além de representantes de diferentes instituições argentinas.
A pauta da reunião conta com relato sobre as principais ações desenvolvidas pelo NFSC, relacionadas à integração transfronteiriça; apresentação sobre os objetivos do BRIPAN (Bloque Regional de Intendentes, Prefeitos y Alcaldes del Mercosur) e encaminhamentos da reunião de Bernardo de Irigoyen sobre Corredor do Milho; Relato dos projetos e ações prioritárias relacionados à integração transfronteiriça, desenvolvidos no âmbito das Câmaras Temáticas do NFSC; Instalação da Câmara Temática de Assuntos Internacionais; Assuntos Gerais.
Sobre o Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira
O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC) foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento.
O NFSC conta com o assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas (nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte), cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC).
A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de 150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.
Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira