ADR de São Miguel do Oeste encerra curso para conselheiros de 53 escolas de 18 municípios
Com o propósito de instrumentalizar os integrantes do conselho deliberativo escolar sobre a sua atuação no âmbito das unidades escolares da rede estadual e fortalecer as práticas de gestão democrática, a gerência regional de educação da ADR de São Miguel do Oeste finalizou importante curso de formação na tarde de sexta-feira, 30. O encerramento aconteceu no auditório da EEB São Miguel com participação de representantes de 19 escolas de sete municípios.
O primeiro encontro, em São Miguel do Oeste, aconteceu no mês de maio. A formação teve como temática “Gestão democrática e o papel do conselho deliberativo escolar”. Os encontros aconteceram na Gerência Regional de Educação e nas unidades escolares. No seminário de encerramento cada cursista pôde apresentar um relato de experiência de atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano de 2018 que contaram com a participação do Conselho Deliberativo Escolar. O encontro de encerramento teve ainda apresentações culturais de alunos de escolas participantes.
Zilmar Alécio Sartori é pai de aluno e integra o conselho deliberativo da EEB Hélio Wasum da cidade de Bandeirantes. O Zilmar elogia a qualidade e a importância do curso de formação. “Foi possível conhecer melhor a estrutura, o funcionamento da escola e o comportamento dos alunos. Tudo isso possibilitou que em conjunto fossem tomadas medidas para melhorar a qualidade de ensino”, destaca.
O coordenador da unidade de atendimento de Dionísio Cerqueira, Flávio Maziero, informa que a unidade coordenou o curso para conselheiros de 18 escolas de seis municípios. Acrescenta que, o encerramento na unidade de Dionísio Cerqueira aconteceu na noite de quarta-feira, 28, junto à EEB Professora Elza Mancelos De Moura, na cidade de Guarujá do Sul. Já na unidade de atendimento de Itapiranga o encerramento do curso para os conselheiros de 16 escolas de cinco municípios vai ocorrer na terça-feira, 4, no auditório da unidade de atendimento às 13h.
O coordenador da unidade de atendimento de São Miguel do Oeste, Moacir Martelo, enfatiza a importância dessa formação para a obtenção de uma gestão democrática no ambiente escolar. Martelo esclarece que, o curso registrou a participação de gestores das escolas públicas estaduais e membros dos conselhos deliberativos escolares que integram o segmento dos pais, professores, funcionários e alunos. Informa que, os gestores tiveram carga horária de 72 horas e para os conselheiros escolares foi de 60 horas.
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Vandro Luís Welter
Agência de Estado do Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
vandroluis@yahoo.com.br
Fone: (49) 3631-2901