ADR de Laguna participa de videoconferência sobre Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais
Na última sexta-feira, 17, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna, Luiz Felipe Remor, e gerentes acompanharam videoconferência sobre o Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais, promovida pela Secretaria de Planejamento. Na sequência a equipe se reuniu para tratar sobre as ações em andamento na 18ª ADR, e também preparar as primeiras reuniões de implementação do Crescendo Juntos.
Sobre o programa:
O Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais lançado em 24 de maio, tem como desafio dinamizar a economia em 12 regiões com baixos indicadores de desenvolvimento de Santa Catarina. A iniciativa do Governo do Estado busca coordenar ações para promover um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado. Construída em parceria com a sociedade civil organizada, será coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento.
Um estudo estabeleceu prioridades de atuação para as regiões, classificadas em três categorias: mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas. Elas pertencem às seguintes Agências de Desenvolvimento Regional (ADR): Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Juntas as ADR´s, abrangem 84 municípios, cerca de 1,06 milhão de pessoas, ou seja, 16% da população do Estado, e PIB de R$ 18,3 bilhões, o que corresponde a 10,3% do total da riqueza produzida em Santa Catarina.
O programa desenvolverá uma Agenda de Desenvolvimento Regional, elaborada pelos Núcleos Executivos Regionais em articulação com as ADRs. O primeiro encontro com os órgãos da estrutura estadual acontecerá no próximo mês. Posteriormente esses grupos de trabalho identificarão as vocações de cada região, quais cadeias produtivas podem ser melhoradas e o que tem potencial para ser desenvolvido. A coordenação dos núcleos será feita pelo Comitê Gestor do Programa, formado por representantes das secretarias de Planejamento; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Agricultura e Pesca; e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; além de até quatro representantes das entidades parceiras.
Os parceiros iniciais são o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc).
{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}