Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR de Jaraguá do...

ADR de Jaraguá do Sul está entre as três regiões mais competitivas do Estado

A região da Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul é a terceira mais competitiva, conforme a primeira edição do Índice de Competitividade Regional (ICR-SC) realizada entre as 36 unidades administrativas de Santa Catarina e divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda. A Grande Florianópolis é a região mais competitiva do Estado (ICR-SC 7,03), seguida por Blumenau (6,59), Jaraguá do Sul (6,32) e Joinville (6,07).

Foram selecionados para medir a competitividade das regiões: Educação Básica, Saúde, Educação Superior, Mercado de Trabalho, Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Ambiental, Infraestrutura, Solidez Fiscal, Tamanho da Economia e Segurança Pública.

Jaraguá do Sul aparece em primeiro lugar no fator sustentabilidade ambiental, segundo lugar na área da educação, sendo a primeira no ensino fundamental, e, embora esteja em oitavo lugar na segurança pública, é a região com menor taxa de homicídios do Estado.

A proposta do estudo, inédito em Santa Catarina, é fornecer subsídios às políticas públicas do Estado. A partir dele será possível identificar com mais facilidade as diferenças entre as regiões, além das características de cada uma delas, auxiliando o Estado a definir ações de desenvolvimento regional e localizar as áreas de oportunidades. “Os índices de competitividade também vão ajudar a mostrar os resultados de esforços realizados pelos governos estadual e municipal para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar dos cidadãos. Teremos números para apontar se estamos no caminho certo”, afirma o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni.

O ICR-SC replica, na medida do possível, a metodologia utilizada para calcular o Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, adequando-se às restrições de informações existentes em nível regional. O objetivo da Fazenda é calcular o ICR-SC anualmente.

A pesquisa completa está disponível no endereço http://www.sef.sc.gov.br/sites/default/files/Caderno%20de%20indicadores%202016%20-%20Revis%C3%A3o%20final%20junho_0.pdf

ENTENDA A PROPOSTA

O que é competitividade – Capacidade de uma região ou de um município para atrair investimentos e reter talentos na própria região. Ou seja: trazer desenvolvimento, crescimento pessoal e oportunidades de emprego. Em essência, a competitividade de uma região estabelece o conjunto de oportunidades que são oferecidas ao desenvolvimento das pessoas.

Metodologia – A metodologia utilizada estabelece valores entre zero e dez, de acordo com o desempenho da região em cada indicador. Isto permite a combinação de diferentes indicadores, uma vez que todos são padronizados em uma escala comum. Assim, os valores para cada região são calculados para cada indicador, tendo o valor de dez para aquela região que apresenta o melhor desempenho; e de zero para a região com o pior desempenho. O valor das demais regiões é o resultado da interpolação entre zero e dez. Em seguida, calcula-se o valor de cada fator de competitividade para cada região, com a média simples dos valores de cada indicador. Finalmente, obtém-se o índice de competitividade para cada região, calculando a média simples do valor dos dez fatores anteriormente obtidos e ordenando esses valores para obter a posição de cada região.

Informações adicionais para a imprensa

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support