ADR de Ibirama vai auxiliar no processo de criação de escola técnica em Lontras
Uma parceria importante, firmada na tarde desta segunda-feira, dia 5, deve contribuir com o desenvolvimento da região. É que a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama vai auxiliar o Sistema Profissionalizante de Ensino (Sispe) de Lontras a se tornar uma escola técnica e oferecer capacitação para jovens e adultos de todo o Alto Vale.
O supervisor de Políticas e Planejamento Educacional da ADR de Ibirama, Leonir Lunelli, esteve na escola onde conversou com o diretor João Carlos Dias e explicou todo o processo necessário para o credenciamento junto à Secretaria de Estado da Educação, atendendo a Resolução nº 167/2013, que regula a criação de novos cursos.
Na unidade, ele também conheceu todo o espaço físico e os cursos profissionalizantes que já são oferecidos e elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição nos últimos nove anos. “É importante auxiliarmos porque é uma escola que fica na jurisdição da nossa ADR e que pode atender, principalmente aquela demanda de pessoas que hoje não pode fazer um curso superior. Aqui, em Lontras, seria próximo, com um custo acessível e uma empresa muito séria preocupada com a qualidade, com uma estrutura excelente e planejamento a curto, médio e longo prazo. Eles são empreendedores com visão de futuro”, disse.
Lunelli destacou ainda que hoje em diversos segmentos a especialização é fundamental e pode garantir uma carreira de sucesso independente da profissão escolhida. “O bom pedreiro, o bom eletricista ou o bom encanador têm serviço sempre”, disse.
De acordo com João Carlos Dias, atualmente a escola já está presente em cincos estados e conta com cerca de 1,3 mil alunos no ensino profissionalizante, mas o objetivo é ofertar capacitação a nível técnico e, no futuro, oferecer também Ensino Superior. “Com o apoio da ADR, queremos partir para escola técnica e, em seguida, para graduação e pós-graduação porque entendemos que há espaço de mercado para quem oferta cursos diferenciados aliando teoria e prática”, ressaltou.
Ele conta que atualmente um dos diferenciais da escola, além do tratamento humanizado que facilita a aprendizagem, é que o aluno recebe já na primeira aula todo o material que usará durante as aulas práticas e que também será fundamental no dia a dia da profissão que escolheu, como por exemplo, um kit com componentes eletrônicos, alicates e várias outras ferramentas que os estudantes ganham no curso de eletricista residencial e predial.
Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama