ADR de Ibirama terá ponto facultativo nos dias 27 e 28 em virtude do Carnaval
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama terá ponto facultativo na segunda, dia 27, e terça-feira, dia 28, em virtude dos festejos de Carnaval e retoma o atendimento normal às 12h da quarta-feira, dia 1 de março. O decreto 1034, editado pelo governador Raimundo Colombo, vigora para todos os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundação do Poder Executivo Estadual.
Mas apesar das festas, que marcam o feriadão em todo o estado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), Secretaria de Estado da Educação (SED), Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc); e Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catariana (Aresc) trabalham em regime de plantão para garantir quer todos os catarinenses que precisem de serviços essenciais sejam atendidos.
Atenção redobrada à Saúde no Carnaval
E enquanto muitos foliões irão aproveitar festas em diversas regiões, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai trabalhar intensificando as orientações sobre incentivo ao uso do preservativo em todas as relações sexuais, especialmente durante o Carnaval. Profissionais de saúde de todo o estado estão mobilizados para alertar os catarinenses sobre a importância do uso da camisinha como meio de proteção de 12 Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre elas o HIV, a sífilis e as hepatites virais. No total, três milhões de preservativos serão distribuídos em Santa Catarina durante as atividades de Carnaval.
“A nossa maior preocupação refere-se ao consumo de álcool que, ao produzir um efeito euforizante, pode induzir a práticas sexuais menos seguras, sem o uso do preservativo”, explica o médico infectologista Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde. Ele acrescenta que o consumo excessivo de álcool pode provocar, ainda, acidentes de trânsito e outros tipos de violências.
Os jovens continuam requerendo a maior atenção da área da saúde, pois a faixa etária de 15 a 29 anos vem registrando um aumento no número de casos novos de Aids em Santa Catarina. A taxa de detecção de casos novos de Aids entre jovens de 15 a 19 anos saltou de 2,34 em 2007, para 20,4 casos por 100 mil habitantes em 2015. Na população de 20 a 24 anos saltou de 4,7 em 2007, para 17,5 casos por 100 mil habitantes em 2015. Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde (MS) revela que o uso de camisinha entre pessoas de 15 a 24 anos caiu de 58,4% em 2004, para 56,6%, em 2013, entre parceiros eventuais. Entre parceiros fixos, o uso é ainda menor: 38,8% em 2004, e 34,2% em 2013.
O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, demonstra preocupação com o avanço dos números de casos de Aids no estado, que apresenta a segunda maior taxa de detecção no país (31,9), atrás apenas do Rio Grande do Sul (34,7). “Temos trabalhado em conjunto com os municípios de forma a garantir um maior número de pessoas em tratamento para, com isso, diminuir a taxa de mortalidade que ainda é grande. No entanto, para evitar novos casos é fundamental não descuidar da prevenção. Para isto, o uso da camisinha é a forma mais simples e efetiva de garantir proteção contra o HIV”, reforça Caropreso.
Informações adicionais para a imprensa:
Letícia Wilson e Patrícia Pozzo
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama