ADR de Ibirama terá ponto facultativo a partir desta sexta-feira, 22, e atendimento será retomado normalmente no dia 8 de janeiro
Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama e outros órgãos e entidades de administração direta do Governo de Santa Catarina terão ponto facultativo a partir desta sexta-feira, 22, e retomam o atendimento normal no dia 8 de janeiro. Nesse período, de acordo com o decreto nº 1.389, apenas serviços essenciais vão funcionar normalmente.
O secretário da ADR, Jamir Marcelo Schmidt, explica que os servidores da Gerência de Educação e de escolas estaduais terão um recesso diferenciado e retornam ao trabalho no dia 2 de janeiro para as tratativas do início do ano letivo que começa no dia 5 fevereiro para professores e dia 15 de fevereiro para estudantes. Os serviços e as atividades consideradas de natureza essencial, especialmente nas áreas da Saúde e Segurança Pública serão mantidos por meio de escalas ou plantão.
Ele também aproveitou para deixar uma mensagem de fim de ano para a população dos nove municípios de abrangência da 14ª ADR. “Este foi um ano de superação de desafios e de muitas conquistas para todos os catarinenses, mas conseguimos seguir firmes em nosso propósito que é atender a todos através de obras estratégicas e dezenas de serviços. Então nesse momento em que encerramos as atividades de 2017 gostaria de desejar a cada cidadão, a cada servidor e sua família, um Feliz Natal e que em 2018 tenhamos ainda mais motivos para comemorar sempre com muita saúde e paz”, desejou.
Saiba como vai funcionar cada serviço em SC:
Segurança: Durante todo o período de recesso, estarão disponíveis os seguintes serviços: Delegacias de Polícia Civil (181), Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193). Órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) funcionarão todos os dias em esquema de plantão.
No Instituto de Identificação, que atende a população no processo de confecção da carteira de identidade, o atendimento segue normal até o dia 21 de dezembro (7h30 às 17h30). Nos dias 22 (sexta-feira), 23, 24, 25 e 26 não haverá expediente. Nos dias 27, 28 e 29, o atendimento será em horário reduzido: 13h às 18h. Nos dias 30, 31, 1 e 2, não haverá funcionamento. De 3 a 5 de janeiro, o Instituto de Identificação também atenderá em horário reduzido: 13h às 18h. O atendimento normal volta no dia 8 de janeiro. Vale lembrar que também é possível registrar Boletim de Ocorrência no site da Polícia Civil.
Saúde: Os atendimentos nos hospitais públicos e no Cepon serão mantidos em esquema de plantão durante todos os dias. A rede do Hemosc não funcionará nos dias 23 a 25 de dezembro e 30 de dezembro a 1º de janeiro, sendo que haverá rotina de sobreaviso. A partir do dia 2 de janeiro, toda a rede abre normalmente. Exceto a unidade de coleta de Jaraguá do Sul que estará de férias coletivas do dia 27 de dezembro a 31 de janeiro.
Casan: A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informa que não haverá atendimento presencial em suas agências nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro. As equipes de consertos, porém, estarão de plantão permanente neste período, com contingente reforçado. Ocorrências emergenciais devem ser comunicadas à Central de Atendimento pelo telefone 0800-643-0195, assim como pelo chat que funciona 24 horas no site www.casan.com.br.
Celesc: A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) manterá expediente normal, sem atendimento interno somente na segunda-feira, dia 25 de dezembro e dia 1º de janeiro. Os endereços e horários de funcionamento das lojas presenciais estão disponíveis na Agência Web do portal www.celesc.com.br (opção Consultas – Lojas de atendimento) Outras informações também podem ser obtidas a qualquer tempo por esse mesmo canal, que também conta com atendimento online.
O contato com a empresa pode ser feito ainda pelo Contact Center, pelos números gratuitos 0800-48-0120 (serviços comerciais) e 0800-48-0196 (emergências na rede elétrica). Para informar sobre falta de energia, a opção mais rápida e prática é o SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta.
Procon: O Procon só estará fechado nos dias 25 e 26 e dia 1° e 2 de dezembro. Nos demais dias, o Procon estadual atenderá no período de recesso, sempre de segunda-feira à sexta-feira, das 12h às 18h, considerando que é um período de compras e trocas de presentes, onde o consumidor pode ter dúvidas. Saiba qual a unidade do Procon mais próxima neste link.
Defesa Civil: A Secretaria de Estado da Defesa Civil orienta a população, em caso de emergência, que comunique à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. O cidadão também pode entrar em contato com a Defesa Civil do Estado, no plantão 24 horas, que conta com equipes de prontidão. O telefone é o (48) 3664-7000.
Detran, Ciretrans e Citrans: O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran), as Ciretrans e Citrans não terão atendimento nos dias 25 e 26 de dezembro. Entre os dias 27 e 29, o expediente será em horário normal, das 9h às 17h.
Os departamentos fecham novamente nos dias 1° e 2 de dezembro, reabrindo no dia 3 de janeiro e nos outros dias, com expediente das 9h às 17h. Mais informações também no site do Detran-SC.
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