ADR de Chapecó soma forças no movimento Carne Forte
A Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó (ADR) está engajada em ações na defesa do agronegócio, diante das consequências da operação Carne Fraca, executada pela Polícia Federal. Neste sábado, 25, estará representada no movimento Carne Forte, em defesa da eficiente cadeia produtiva do agronegócio. O ato será em Chapecó, às 10h, na Praça Coronel Bertaso.
O secretário Executivo da ADR Chapecó, Edegar Giordani, está acompanhando com a equipe junto às agroindústrias e entidades de classe os reflexos da divulgação da Operação Carne Fraca, para unir forças na defesa da matriz econômica do Estado. “Nossa região respira o agronegócio, vamos trabalhar para que nossa cadeia produtiva não seja penalizada”, afirma.
O gerente de Políticas Econômicas Rurais e Urbanas da ADR Chapecó, Mauro Zandavalli, está empenhado neste movimento. “Estamos juntos para defender a produção da carne forte, Santa Catarina é referência mundial em defesa sanitária e inspeção. Por estes motivos, iremos participar da mobilização para que a economia regional não entre em colapso”, afirma Zandavalli.
Santa Catarina tem reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação, é livre de peste suína clássica e gripe aviária. O Estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína e o segundo maior de carne de frango, atende o mercado interno e exporta para mais de 120 países. “Não somos contra a investigação e não somos a favor de nenhuma inconformidade. Mas não concordamos com a forma de divulgação da Operação Carne Fraca, pois colocou todo mercado do nosso agronegócio na vala comum”, afirma o gerente.
Zandavalli lembra que os esforços para manter a cadeia produtiva regional são constantes. Em 9 de março deste ano, foi assinada uma carta de intenção na Província de Misiones, na Argentina, para implementar ações conjuntas que formalizem um corredor de milho. A iniciativa contempla as regiões de Major Otaño na província de Itapuá no Paraguai, El Deorado e Bernardo de Irigoyen da província de Misiones na Argentina, Dionísio Cerqueira e Chapecó. Em 4 de abril, haverá reunião em Dionísio Cerqueira para encaminhar ações efetivas para avançar nestas tratativas.
Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
ADR Chapecó
Fone: (48) 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
www.adrs.sc.gov.br/adrchapeco