Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Criciúma recebe mais...

ADR Criciúma recebe mais uma edição do Dia de Ação de Governo

Foto: Paula Darós / ADR 

Ouvir as demandas e conhecer todas as regiões do Estado promovendo planejamento e integração entre as ações de governo. Com este intuito, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) recebeu mais uma edição do Dia de Ação de Governo. Desta vez, o secretário Executivo de Assuntos Estratégicos, César Souza Junior, foi quem visitou a ADR de Criciúma. “Este projeto é fundamental para que todos os secretários percorram o Estado. O governo não está apenas na Capital. Precisamos estar próximos das ADRs que está com as principais demandas da população catarinense”, comentou o secretário.

A agenda começou com um encontro na ADR onde o secretário acompanhou os convênios em andamento e as principais demandas elencadas pelos municípios apontadas pelo secretário executivo da ADR. “Ter a visita de um representante do governo aqui em nossa base é muito importante. Conseguimos mostrar pessoalmente onde estamos precisando da aplicação do recurso e onde estamos conseguindo fazer os investimentos”, explicou João Fabris.

Tecnologia é prioridade para Associação Empresarial

Em encontro com o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), César Smielewski, a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Luciane Ceretta, o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Extração do Carvão (Siecesc), cel. Márcio José Cabral e o executivo do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma e região (Sindiceram), Luiz Alexandre Zugno, o secretário deu apoio para desenvolver uma nova matriz econômica para Criciúma voltada à área da tecnologia.

Durante a reunião, o presidente da ACIC apontou que Criciúma está carente de uma rede de fibra óptica, o que atrasa o desenvolvimento tecnológico da região. “Possuímos um excelente polo universitário e não conseguimos absorver toda mão de obra qualificada que é ofertada. Nosso caminho é investir em tecnologia e com a disponibilidade de uma rede de fibra óptica poderemos desenvolver empresas de fundo tecnológico para a absorção de toda essa mão de obra oferecida pelas universidades da nossa cidade”, salientou.

Para o secretário de Assuntos Estratégicos, a pauta é de extrema importância e receberá os encaminhamentos. “Esta pode ser a nova via rápida digital. Criciúma não é mais o polo do carvão ou cerâmico, precisamos abrir ainda mais este leque e desenvolver uma nova matriz econômica no município e região nesta área da tecnologia”, enalteceu o secretário que garantiu buscar apoio junto ao Governo Federal com o ministro Gilberto Kassab para a busca de recursos.

Secretário visita obras da Via Rápida

Sendo uma das maiores obras de infraestrutura do Estado de Santa Catarina, a Via Rápida está recebendo aproximadamente R$120 milhões aplicados em uma rodovia de pouco mais de 11 quilômetros que liga Criciúma a BR-101, sendo esta, uma nova rota de entrada e saída da cidade. A obra está 75% concluída. “Estou impressionado com a dimensão desta obra. Estou feliz em saber que o Governo do Estado está aplicando os recursos em obras que vão mudar a cara de Criciúma e região”, declarou.

Ampliação do Hospital São José está 70% concluída

O Governo do Estado está investindo R$ 20 milhões na saúde em Criciúma através da ampliação e reforma do Hospital São José. A instituição que é referência em alta complexidade triplicará o número de salas cirúrgicas e dobrará o número de leitos de UTI.

Em visita ao Hospital São José, o secretário teve um breve encontro com a diretora da instituição, irmã Líbera Mezzari e equipe do hospital que agradeceu os investimentos do governo na atual obra de ampliação e solicitou recursos para reformas de alas mais antigas do SUS no hospital.

Distribuidos em cinco pavimentos, a nova ala do Hospital São José contará com 23 novos leitos de internação, 20 leitos de UTI, oito salas cirúrgicas, além de uma nova porta de entrada das emergências e ambulâncias, um novo e amplo Centro de Diagnóstico por Imagem, Central de Esterilização de Materiais, Hemodinâmica com 11 leitos de recuperação, e outros andares técnicos.

Entre as oito novas salas cirúrgicas, uma será equipada com videoconferência. “Somos um hospital de alta complexidade. Algumas cirurgias levam mais de oito horas e, aqui, teremos um espaço amplo, moderno e altamente capacitado. Será possível fazer, inclusive, videoconferências com médicos de outros lugares durante uma cirurgia na chamada sala inteligente”, complementou o relações institucionais do hospital, Altamiro Bittencourt.
{article Paula Darós Darolt – ADR Criciúma}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support