Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR conclui sondagem no...

ADR conclui sondagem no terreno do Centro de Inovação

Mais uma etapa para a implantação do Centro de Inovação em Criciúma está concluída. Nesta semana, a empresa responsável pela sondagem do terreno que vai receber a edificação concluiu as duas perfurações previstas no contrato e deverá entregar o relatório de estudo do solo nos próximos dias.

O terreno destinado para a construção do Centro de Inovação, doado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), fica localizado em uma área de lavra de carvão subterrâneo, e por isso a necessidade da sondagem. “De acordo com mapas de lavra de minas, galerias de minas de carvão passam embaixo doterreno e isso causou uma preocupação para a fundação da construção”, explicou o secretário Regional João Fabris.

Este é o último passo para completar os projetos do Centro de Inovação e encaminhar para o processo de licitação. Em uma análise prévia, a empresa constatou a presença de uma galeria subterrânea em perfuração de pouco mais de 47 metros e carvão em outra perfuração com 62 metros não apresentando sinais de lavra.

“Como imaginávamos, existem galerias de minas bem aqui no limite do terreno e precisaríamos de duas sondagens para detecção de um ponto e outro no meio da obra”, comentou o engenheiro agrimensor do Setor de Cartografia do Ipat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) do Iparque, Tales Garcia Antunes.

Após a entrega do estudo, a ADR fará todo o trâmite para anexar o documento ao projeto e dar início ao processo de licitação junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “Já vencemos mais esta etapa. O Centro de Inovação está mais perto de se tornar realidade aqui no sul”, comemorou o secretário.

Em Criciúma, o Centro de Inovação será construído nos mesmos moldes do que já está em funcionamento em Lages. Voltado à cultura de inovação, competitividade empresarial, pesquisa e desenvolvimento e tecnologia o prédio está orçado em aproximadamente R$ 10 milhões e será erguido anexo ao Iparque na Unesc.

No total, serão 13 Centros de Inovação em todo o Estado, com a finalidade de promover o empreendedorismo, estimulando a criação de negócios de alto valor agregado, fortalecendo a atração de investimentos e unindo o poder público, o setor privado e as instituições de ensino. “Investir em inovação é fundamental para que Santa Catarina se consolide como uma economia forte, ampliando a vantagem competitiva”, reforça o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

 

Informações adicionais para a imprensa:

Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support