Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Canoinhas realiza workshop...

ADR Canoinhas realiza workshop do Programa Crescendo Juntos

workshop crescendo juntos 20161125 1708478832

Foi realizada durante o dia todo desta quinta-feira, 24, pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas e a Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), o Workshop Regional de Desenvolvimento, com a participação dos municípios que compõem a ADR Canoinhas. O evento fez parte do Crescendo Juntos, que é um programa de desenvolvimento e redução das desigualdades regionais.

Participaram da abertura o secretário executivo regional da ADR Canoinhas, Ricardo Pereira Martin; diretor de Planejamento da SPG, Luiz Carlos Mior; secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder; e o presidente da Amplanorte e prefeito de Três Barras, Eloi José Quege; além de prefeitos e vice-prefeitos eleitos.

O workshop, realizado no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas, teve a participação de mais de cem pessoas, entre representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada. O encontro, com a participação de todos os presentes, construiu a agenda de desenvolvimento regional com propostas que visam dinamizar e melhorar a economia e desenvolvimento da região.

Durante o encontro, a equipe da SPG apresentou também o perfil socioeconômico da ADR Canoinhas. Foram apresentados ainda, por profissionais da área, os eixos de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Cultura, História e Turismo, Saúde, Educação, Defesa Civil e Assistência Social, com propostas elaboradas para o crescimento e fortalecimento da região.

“Tivemos um dia muito produtivo para nossa região. O Governo do Estado está nos apoiando para concretizarmos ações podendo, nós, sermos os protagonistas dessa revolução”, destacou o secretário executivo regional da ADR Canoinhas.

O secretário ainda enalteceu a participação da Amplanorte no trabalho em parceria. “Podemos ser exemplo para todo estado, pois a Amplanorte já está fazendo um trabalho extraordinário junto aos municípios com a construção do PDR. Essa parceria tem tudo para continuar dando muito certo”, finalizou Martin.

Durante a tarde, foi constituído o Núcleo Executivo Regional do Programa Crescendo Juntos, com representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada. Em seguida, a Amplanorte apresentou também os projetos dos grupos de trabalho do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR).

Perfil Socioeconômico de Canoinhas

Quanto às características do setor econômico, a ADR de Canoinhas tem a agropecuária como principal atividade, com participação na economia superior à média estadual. Entre os estabelecimentos agropecuários, 87,5% são familiares. A maior parte deles é de pequeno porte, com 42,6% deles detendo área de terra menor que dez hectares. Apesar de diversificada, apresenta uma forte dependência econômica da produção de fumo, cereais e de produtos da silvicultura e extração vegetal, com expressão para as indústrias de transformação (com destaque para madeira e celulose) e de construção civil.  

Em relação à produção de riqueza, a região gera um PIB equivalente a 1,46% do Produto Interno Bruto estadual. Tanto o PIB per capita quanto a renda domiciliar per capita são inferiores às médias de Santa Catarina, ocupando a 30ª e 32ª posição, respectivamente, dentre as 36 regiões.

Outro dado levantado pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento refere-se aos indicadores de desenvolvimento humano que apresentam situação inferior à média do Estado, tanto em relação ao IDHM quanto ao Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), ou seja, a região de Canoinhas possui deficiências em renda e trabalho, capital humano e infraestrutura urbana. 

A ADR possui uma população de 128.318 habitantes com 70,3% residindo no meio urbano e 29,7% no meio rural, indicando uma ruralidade maior do que a média observada no Estado. A região apresentou, no período 2000-2010, uma taxa média de crescimento demográfico de 0,43% ao ano, constituindo a ADR com a nona menor taxa de crescimento. Esse resultado se deve principalmente à maior evasão do meio rural, que apresentou uma taxa de -0,12% no período enquanto no meio urbano a taxa foi de 0,67%.

>>> Acesse o perfil socioeconômico da ADR de Canoinhas 

Sobre o programa Crescendo Juntos

Após o estudo de diversos indicadores de desenvolvimento, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento elaborou o mapa de elegibilidade que define as regiões de Santa Catarina em mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas. Essa classificação é resultado da associação de duas variáveis-chave capazes de medir o desenvolvimento socioeconômico de uma região ou do Estado: renda domiciliar per capita média da população residente na região e Produto Interno Bruto per capita. Além disso, foram considerados dois indicadores complementares: evasão da população e a dinâmica do emprego formal.

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região será elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

Os parceiros do Crescendo Juntos são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Banco do Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}