Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Brusque realiza em...

ADR Brusque realiza em Nova Trento a terceira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque.

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na segunda-feira, 8, na Casa Dei Nonni, em Nova Trento, a terceira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional. Na pauta da reunião estavam palestras sobre o trabalho da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e da Vigilância Sanitária Estadual, além de uma apresentação do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) sobre os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos através de bolsas disponibilizadas pelo Governo do Estado.

O gestor regional da Cidasc, Jean Fabrício Morais, falou aos conselheiros sobre o serviço executado pela empresa nos oito municípios de abrangência da ADR Brusque. Criada em 1979, a Cidasc tem como missão executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Entre as atividades desenvolvidas estão Defesa Sanitária Animal e Vegetal; Inspeção de Produtos de Origem Animal; Apoio Laboratorial; Classificação Vegetal; Fiscalização de Insumos Agrícolas; e a Recepção, Armazenagem e Expedição do Terminal Graneleiro de São Francisco.

Morais explicou que a Defesa Sanitária Animal promove a prevenção, controle e erradicação das doenças de interesse socioeconômico, através de fiscalizações em propriedades e eventos agropecuários, monitoramento de doenças, fiscalização do trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal. Atuando também na educação sanitária e o controle e erradicação destas doenças. Todo esse trabalho tornou o estado Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, desde 2007, e Zona Livre de Peste Suína Clássica, reconhecida desde 2015.

Atualmente a empresa conta com cinco escritórios municipais na região, tendo 100% de cobertura. “Temos cinco profissionais veterinários atuando nestes escritórios, sendo que alguns atendem mais de um município”, disse o gestor regional.

A Cidasc também atua na Defesa Sanitária Vegetal, que tem como objetivo garantir a sanidade das populações vegetais, a idoneidade dos insumos, e a identidade e a segurança higiênico-sanitária dos produtos agropecuários. “Na Regional de Brusque temos dois agrônomos, um classificador e um assistente administrativo atuando nesta área”, informou Jean.

A Companhia também executa serviços de inspeção de produtos de origem animal, com a finalidade de permitir a comercialização destes produtos fora do município de origem e dentro do Estado, assegurando a inocuidade e a qualidade dos produtos que chegam ao mercado consumidor. O objetivo é reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos, devido a conservação inadequada e contaminação por bactérias prejudiciais à saúde.

Vigilância Sanitária

Ainda dentro da questão sanitária, a Gerência de Saúde da ADR Brusque apresentou o trabalho executado pela Vigilância Sanitária na Regional.  A VISA tem como missão promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação. Segundo o farmacêutico e bioquímico da GERSA, Nilton Rosini, em 2016 a Vigilância Sanitária Regional realizou ações em 287 estabelecimentos de saúde e 34 de alimentos, totalizando 321. Além disso, atuou a pedido da Vigilância Sanitária Estadual em 33 ações nas regionais de Itajaí, Jaraguá do Sul e Ibirama.

Segundo Rosini, conforme deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SC) sobre das ações da VISA, a Regional de Saúde dará suporte e apoio aos municípios, podendo realizar inspeções em conjunto. Isso pode se dar de forma complementar, respeitando o constante na pactuação realizada, ou quando solicitado pelo município.

Além disso, a Vigilância Sanitária da Regional de Saúde desenvolve outras atividades, como capacitações para os servidores das vigilâncias municipais, e também desenvolve o Programa de Monitoramento da Qualidade Higiênico Sanitária de Alimentos (Pemqsa), que tem como objetivo controlar a qualidade dos alimentos fabricados e comercializados em Santa Catarina. Dentro do Pemqsa, existem programas específicos para monitoramento de corantes e aditivos; vegetais folhosos minimamente processados; avaliação do teor nutricional (sódio, gordura, açúcares); e alimentação escolar.

Pesquisa

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Edinéia Pereira da Silva Betta, falou aos conselheiros sobre as bolsas de iniciação científica do artigo 170 e de pesquisa e extensão do artigo 171. Concedidas pelo Governo do Estado, em 2017 beneficiarão seis acadêmicos da instituição. Os contemplados dedicarão 12 horas semanais para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito regional. A pedido do secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, o tema principal será o turismo regional. “Temos tratado deste assunto no Conselho de Desenvolvimento Regional e vimos uma necessidade de um aprofundamento maior no tema. O turismo tem sido uma alavanca de crescimento para alguns de nossos municípios. Mas nossa intenção é macro, é pensar regionalmente, onde todas as nossas oito cidades estejam inseridas neste mercado, criando um roteiro regional”, explicou o secretário. Segundo a pró-reitora Edinéia também serão realizadas pesquisas sobre migração e tecnologia.

A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional será realizada em agosto no município de Guabiruba.

{article Flávia Cunha – ADR Brusque}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support