ADR Brusque realiza em Nova Trento a terceira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional
Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque.
A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na segunda-feira, 8, na Casa Dei Nonni, em Nova Trento, a terceira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional. Na pauta da reunião estavam palestras sobre o trabalho da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e da Vigilância Sanitária Estadual, além de uma apresentação do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) sobre os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos através de bolsas disponibilizadas pelo Governo do Estado.
O gestor regional da Cidasc, Jean Fabrício Morais, falou aos conselheiros sobre o serviço executado pela empresa nos oito municípios de abrangência da ADR Brusque. Criada em 1979, a Cidasc tem como missão executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Entre as atividades desenvolvidas estão Defesa Sanitária Animal e Vegetal; Inspeção de Produtos de Origem Animal; Apoio Laboratorial; Classificação Vegetal; Fiscalização de Insumos Agrícolas; e a Recepção, Armazenagem e Expedição do Terminal Graneleiro de São Francisco.
Morais explicou que a Defesa Sanitária Animal promove a prevenção, controle e erradicação das doenças de interesse socioeconômico, através de fiscalizações em propriedades e eventos agropecuários, monitoramento de doenças, fiscalização do trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal. Atuando também na educação sanitária e o controle e erradicação destas doenças. Todo esse trabalho tornou o estado Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, desde 2007, e Zona Livre de Peste Suína Clássica, reconhecida desde 2015.
Atualmente a empresa conta com cinco escritórios municipais na região, tendo 100% de cobertura. “Temos cinco profissionais veterinários atuando nestes escritórios, sendo que alguns atendem mais de um município”, disse o gestor regional.
A Cidasc também atua na Defesa Sanitária Vegetal, que tem como objetivo garantir a sanidade das populações vegetais, a idoneidade dos insumos, e a identidade e a segurança higiênico-sanitária dos produtos agropecuários. “Na Regional de Brusque temos dois agrônomos, um classificador e um assistente administrativo atuando nesta área”, informou Jean.
A Companhia também executa serviços de inspeção de produtos de origem animal, com a finalidade de permitir a comercialização destes produtos fora do município de origem e dentro do Estado, assegurando a inocuidade e a qualidade dos produtos que chegam ao mercado consumidor. O objetivo é reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos, devido a conservação inadequada e contaminação por bactérias prejudiciais à saúde.
Vigilância Sanitária
Ainda dentro da questão sanitária, a Gerência de Saúde da ADR Brusque apresentou o trabalho executado pela Vigilância Sanitária na Regional. A VISA tem como missão promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação. Segundo o farmacêutico e bioquímico da GERSA, Nilton Rosini, em 2016 a Vigilância Sanitária Regional realizou ações em 287 estabelecimentos de saúde e 34 de alimentos, totalizando 321. Além disso, atuou a pedido da Vigilância Sanitária Estadual em 33 ações nas regionais de Itajaí, Jaraguá do Sul e Ibirama.
Segundo Rosini, conforme deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SC) sobre das ações da VISA, a Regional de Saúde dará suporte e apoio aos municípios, podendo realizar inspeções em conjunto. Isso pode se dar de forma complementar, respeitando o constante na pactuação realizada, ou quando solicitado pelo município.
Além disso, a Vigilância Sanitária da Regional de Saúde desenvolve outras atividades, como capacitações para os servidores das vigilâncias municipais, e também desenvolve o Programa de Monitoramento da Qualidade Higiênico Sanitária de Alimentos (Pemqsa), que tem como objetivo controlar a qualidade dos alimentos fabricados e comercializados em Santa Catarina. Dentro do Pemqsa, existem programas específicos para monitoramento de corantes e aditivos; vegetais folhosos minimamente processados; avaliação do teor nutricional (sódio, gordura, açúcares); e alimentação escolar.
Pesquisa
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Edinéia Pereira da Silva Betta, falou aos conselheiros sobre as bolsas de iniciação científica do artigo 170 e de pesquisa e extensão do artigo 171. Concedidas pelo Governo do Estado, em 2017 beneficiarão seis acadêmicos da instituição. Os contemplados dedicarão 12 horas semanais para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito regional. A pedido do secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, o tema principal será o turismo regional. “Temos tratado deste assunto no Conselho de Desenvolvimento Regional e vimos uma necessidade de um aprofundamento maior no tema. O turismo tem sido uma alavanca de crescimento para alguns de nossos municípios. Mas nossa intenção é macro, é pensar regionalmente, onde todas as nossas oito cidades estejam inseridas neste mercado, criando um roteiro regional”, explicou o secretário. Segundo a pró-reitora Edinéia também serão realizadas pesquisas sobre migração e tecnologia.
A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional será realizada em agosto no município de Guabiruba.
{article Flávia Cunha – ADR Brusque}[text]{/article}