ADR autoriza projeto para implantação do Centro Integrado e Gestão de Risco de Desastre em Itajaí
O secretário executivo Edson Piriquito aprovou nesta segunda-feira, 15, o plano de trabalho para instalação do Centro Integrado e Gestão de Risco de Desastre de Itajaí (Cigerd) elaborado pela Gerência Regional de Infraestrutura. As obras serão licitadas pela ADR Itajaí e contarão com investimento de R$ 194 mil, com previsão de entrega no segundo semestre deste ano.
Nesta primeira fase será realizada a instalação das redes de água, esgoto, energia elétrica e rede lógica, bem como construção de muros, gramado e base para a instalação dos contêineres adaptados para as salas. A estrutura será montada atrás da Câmara de Vereadores de Itajaí, sendo uma das 20 instaladas em todo o Estado para treinamento e capacitação de agentes para atender a população em situações de risco. O conceito dos módulos segue os mesmos padrões operacionais e estruturais de países como Estados Unidos, Austrália e Japão.
Toda a infraestrutura dos módulos pode ser montada em até dois dias, com autonomia de até 48 horas em situações de falta de energia. “Na enchente de 2008, a região precisou improvisar um local para as reuniões, em Itajaí, e a decisão foi tomada às pressas. Em caso de um desastre, teremos equipes treinadas em todos os municípios para o atendimento rápido da população e vamos concentrar os trabalhos neste centro”, disse o secretário.
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}