Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Criciúma assina Termo...

ADR Criciúma assina Termo de Cooperação Técnica com Apaes


F
oto: ADR Criciúma

A Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma assinou, nesta semana, o Termo de Cooperação Técnica com as Apaes e entidades congêneres dos 12 municípios da região carbonífera. O convênio, que é assinado anualmente entre Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), ADR e entidades, garante a contratação do professor de sala de aula, de informática e educação física, além do diretor, secretário e orientador, conforme número de alunos por instituição. O evento contou com a participação das 10 Apaes da região da AMREC e três entidades congêneres, Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, AMA de Criciúma e Advisul.

Para a presidente do Instituto Diomício Freitas, Maria Inês Conti, a ADR desenvolve papel fundamental por estar próxima da instituição. “Como somos uma entidade congênere, não conseguimos captar outros recursos como a Lei Júlio Garcia através do Fundo Social. É este termo que vai garantir o nosso funcionamento. A ADR está próxima dando agilidade no processo, pois conhece nossa entidade, torna algo real e não distante de Florianópolis”, enalteceu.

Convênio para custeio e manutenção tem acréscimo de 40%

Além do Termo de Cooperação Técnica, as Apaes recebem mensalmente outro convênio através do Fundo Social. Neste ano, o Governo do Estado está destinando R$ 1,5 milhão para o custeio e manutenção das instituições que atendem mais de 1.180 alunos especiais na região.

No ano passado, a ADR repassou R$ 1,1 milhão em convênios com as entidades, tendo um acréscimo de aproximadamente 40% neste ano. “Nosso trabalho é realizar esta ponte entre a FCEE e as entidades, dando maior agilidade em todo o processo, além de acompanhar, supervisionar e dar o suporte necessário para as instituições que recebam estes convênios”, explicou o secretário Executivo da ADR, João Fabris.

O presidente da Apae de Lauro Muller, José Eloir Martins, fez questão de salientar o trabalho da ADR em Criciúma. “Esta é uma das ADRs mais organizadas do estado. Nossos convênios são pagos em dia, e isso se deve à preocupação da agência. Quando não tínhamos o governo descentralizado, precisávamos ir e voltar a Florianópolis diversas vezes até selar o contrato, o que se torna um custo inviável para a Apae”, revelou.

{article Paula Darós Darolt – ADR Criciúma}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support