Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Araranguá sedia reunião...

ADR Araranguá sedia reunião da Câmara Técnica de Saúde Mental da Região


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

 

Membros da Câmara Técnica de Saúde Mental da Região participaram de uma reunião de trabalho na tarde desta terça-feira, 20, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, coordenada pela Gerência Regional de Saúde.

O encontro contou com a presença da gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, e de enfermeiras, assistentes sociais e técnicas das Secretarias de Saúde dos municípios de Balneário Gaivota, Sombrio, Araranguá, Meleiro, Balneário Arroio do Silva, Turvo, Jacinto Machado.

O objetivo era discutir a readequação do Plano de Ação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Região do Extremo-Sul. “O Ministério da Saúde já entregou a devolutiva com os serviços aprovados e necessários para a Região, e até o mês de dezembro a Câmara técnica precisa devolver a programação com as alterações da região”, explica.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

Segundo a gerente de Saúde, no Extremo Sul, somente os Municípios de Sombrio e Araranguá possuem Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os demais não têm referência em saúde mental. “Temos que planejar as ações para o setor, para que cada ponto de atenção seja habilitado e receba financiamento do Ministério da Saúde nos próximos 4 anos”.

 

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support