Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Araranguá participa de...

ADR Araranguá participa de audiência na SOL sobre Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

O Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi tema de audiência nesta terça-feira, 20, em Florianópolis, entre gestores da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá e o diretor de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Carlos Cappelini.

A reunião de trabalho aconteceu no gabinete da SOL, com o secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt, integrante da equipe executiva do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Sung Chen Lin; contador da Fazenda Estadual, Guilherme Cerutti Bueno e conselheira estadual de Turismo, representante da Região do Extremo-Sul, Joice Aguiar.

Na oportunidade, foi discutida uma agenda de ações para execução das próximas etapas do Projeto, com vistas à continuidade do processo de candidatura para ingresso na Rede Global de Geoparques, no contexto do Programa da Unesco, que dentre outros benefícios, possibilitará visibilidade internacional à Região.

Na audiência ficou definido que no próximo dia 28, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, estará na região para assinar o contrato com a empresa Geodiversidade Soluções Geológicas, de Curitiba (PR), vencedora do pregão presencial realizado pela SOL, que prestará os serviços de consultoria para desenvolver a estratégia de Geoconservação do Projeto. Entre as ações executadas, a empresa deverá inventariar os geossítios existentes no território, bem como revisar os estudos prévios sobre patrimônio geológico. A partir disso, deverá ser feita a avaliação do potencial para cada geossítio (científico, educativo e/ou turístico), das técnicas de conservação necessárias e das ações e programas de valorização e divulgação do atrativo. Também será necessário estabelecer o programa de monitoramento destes locais para garantir, simultaneamente, o uso e a conservação.

Além disso, foi anunciado que no mesmo dia, o secretário Pavan deverá fazer a abertura da segunda etapa do curso de capacitação para o Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF), voltado às famílias rurais já cadastradas dos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande. O curso será ministrado por meio do Programa SC Rural no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrar) em Araranguá.

O secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, destacou a importância do Projeto para desenvolvimento do Turismo no Extremo-Sul, e lembra que a Regional abraçou o mesmo no ano de 2007, com a realização de inúmeras ações até o momento. “Agradecemos ao secretário Pavan por prestar importante apoio ao Projeto, fundamental para alavancar o setor do turismo na Região, trazendo inúmeros benefícios para o desenvolvimento do Sul”, disse Schmidt.

Fazem parte da área de abrangência do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul os Municípios catarinenses – Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande, e gaúchos – Mampituba, Cambará do Sul e Torres.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua