ADR Araranguá acompanha em Passo de Torres implantação de sala de situação para combate ao mosquito Aedes aegypti
As ações inseridas no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, da Secretaria de Estado da Saúde, começaram a tomar forma na Regional de Araranguá, com a implantação nesta sexta-feira, 08, da sala de situação na Secretaria de Saúde do Município de Passo de Torres, único da área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá considerado infestado pelo mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika.
A gerente de Saúde da ADR, Patricia Gomes Jones Paladini, e o coordenador Regional de Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza, acompanharam em Passo de Torres, o início das atividades inseridas na mobilização, com a capacitação nesta sexta-feira, dos Agentes Comunitários de Saúde através de webconferência. Os Agentes realizarão visitas nas mais de 2.000 residências do Município, nos locais infestados. Eles foram capacitados para prestarem orientações de prevenção aos moradores e para o recolhimento de pequenos recipientes inservíveis, que podem servir de criadouros ao mosquito, como garrafas, lixo, pratinhos de plantas, pneus velhos, entre outros.
Esta primeira ação de visita aos imóveis localizados nas áreas infestadas será realizada até o dia 12 de fevereiro. Um segundo ciclo de inspeções deverá ocorrer até 11 de março, com repetições bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016.
Recipientes de difícil acesso, como calhas, lajes e caixas d’água serão identificados para uma vistoria posterior a ser realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros. Equipes de agentes comunitários de endemias farão o tratamento químico desses potenciais recipientes não-elimináveis, como caixas d’água sem cobertura e lajes que não podem receber drenagem. Os imóveis que estiverem fechados deverão ser revisitados. A inspeção deverá incluir os terrenos baldios e as praças públicas.
“Esperamos que a população atenda nosso pedido e participe desta ação para eliminarmos o maior número de focos, e como conseqüência, diminuir a população do mosquito em Passo de Torres, um dos 28 no Estado considerados infestados pelo Aedes aegypti”, destacou a gerente Regional de Saúde.
Os municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti no Estado são Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Serra Alta, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9183-1799
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua