NORTE: Confira as ações para restabelecer a normalidade
Regional de Joinville (atualizada às 17h) – Durante os 10 dias de paralisação, o transporte público de Joinville e São Francisco do Sul teve recebimento de combustível. A Maternidade Darcy Vargas, o Hospital Regional Hans Dieter e outras unidades de saúde, públicas e privadas, foram abastecidos com gás e estoques de insumos e medicamentos.
Na noite de terça-feira, 22, iniciou a passagem de gás e combustível para atender a população dos municípios da região, além do transporte de grãos para chegar às fábricas de rações. Também havia sido liberada a passagem de animais vivos. Dos municípios do Norte, a cidade de Itapoá também recebeu medicamentos e cestas de alimentação para a população carente.
Em Jaraguá do Sul, os caminhoneiros que queiram deixar a paralisação estão tendo segurança com apoio da Polícia Militar. Foram atendidas ainda demandas de Garuva, São João do Itaperiú e Campo Alegre.
Manter a lei
Sem pontos de bloqueios nas rodovias de Santa Catarina, os órgãos de segurança e secretarias do governo do Estado trabalham em conjunto para restabelecer a ordem e garantir aos cidadãos sua rotina de trabalho e vida.
A ordem do governador Eduardo Pinho Moreira é manter a lei e fazer com que a vida dos catarinenses seja normalizada.
Para isso as forças de segurança estão garantindo a passagem de veículo sem todas as rodovias, além de assegurar o direito de ir e vir das pessoas.
Outro ponto de atuação da Secretaria de Segurança Pública é ajudar a liberar os caminhoneiros que querem se desvincular do movimento.
Ações
Nesta quarta-feira as ações serão intensas para que a lei seja cumprida e tudo volte ao normal o mais rápido possível. A previsão é que até o fim de semana todas as cidades catarinenses tenham sua rotina normalizada. Nesse momento a união das pessoas vai ajudar a recuperar o tempo perdido.
Manutenção da ordem
“O Estado tem trabalhado com a garantia de fornecimento dos itens que consideramos essenciais e alguns críticos, durante a semana de paralisação. Foram intensas conversações a fim de manter determinadas rotas que considerávamos seguras pra esse tipo de manutenção, mas chegamos a um estágio agora que precisa de novas medidas”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior.
O secretário afirmou ainda “que a lei há de ser cumprida em relação às liminares que temos recebido e o próprio abastecimento da população que chegou efetivamente ao seu limite.”
“Então as forças de segurança, principalmente, não evitarão esforços para manter uma corrente de abastecimento que tende a normalizar essa situação”, concluiu.
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
Site: www.sc.gov.brSecom – assinatura geral