Ações na região metropolitana da Grande Florianópolis são apresentadas à sociedade civil organizada
Ações em andamento pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) foram apresentadas na reunião do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), nesta sexta-feira, na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), em Florianópolis.
“A Suderf e o Coderf (Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis) são espaços institucionais abertos para as prefeituras trabalharem de forma integrada, discutindo os assuntos que têm em comum”, disse o secretário de Estado do Planejamento Murilo Flores.
Integrantes do Comdes lamentaram a falta dos prefeitos da região, já que apenas o prefeito de Biguaçu Ramon Wollinger compareceu ao encontro.
Ações da Suderf
– Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Florianópolis (PDUI): É o plano diretor da região que deve ser elaborado até janeiro de 2018 por exigência legal, como o Estatuto da Metrópole. O PDUI da Grande Florianópolis está em processo de licitação.
– Convênios Interfederativos: São documentos entre Governo do Estado e prefeituras que estabelecem o compartilhamento de reponsabilidades de funções públicas de interesse comum, tais quais, transporte, saneamento, resíduos sólidos, uso do solo, habitação, saúde e educação.
Os convênios da região metropolitana devem ser convalidados pelas câmaras de vereadores dos municípios.
– Implantação do BRT (Bus Rapid Transit): Está em andamento o processo de parceria público-privada para a infraestrutura do BRT
– Resíduos sólidos: Proposição de descentralização da disposição final dos resíduos (RSU e RCC) com a criação de 6 pontos (3 na região insular e 3 continentais) e instalação de usinas com reatores que transformam o lixo em biogás.
– Saneamento: Proposição da mudança no modelo de gestão no tratamento do esgoto, com potabilização do efluente.
– Infraestrutura urbana: Modelo de valas subterrâneas que organizam os sistemas sanitário, hidráulico, de fornecimento de gás, de energia elétrica e de comunicações das cidades. Essas redes são instaladas em uma calha comum feita de plástico reciclado sob a calçada.
Informações adicionais para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/ 99186-9740