Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cidades
  4. /
  5. Ações do Governo do...

Ações do Governo do Estado para Blumenau e região são apresentadas em painel na Acib

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

O governador Jorginho Mello e secretários de Estado participaram do painel A Nova Economia Catarinense, na Associação Empresarial de Blumenau (Acib), nesta terça-feira, 2, para falar das realizações do Governo do Estado e das ações previstas para a região. O prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar também participaram do encontro.

“É a minha décima segunda vez em Blumenau, vim quase uma vez por mês. E vim mais uma vez aqui para conversar com a Associação, para ouvir os empresários que estão sempre atentos, estão sempre resolvendo as situações. Eles não só apontam, eles apontam e ajudam a fazer. Isso é importante porque só apontar é muito fácil, o bom deles é que eles apontam e ajudam a fazer. Blumenau é padrão internacional. Por isso que estou aqui feliz mais uma vez”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A presidente da Acib, Christiane Buerger, entregou um documento com as principais demandas da área e destacou a importância da presença do governo na vida do empresariado com diálogo constante para atender as demandas do setor produtivo. “Nós temos algumas bandeiras que nós defendemos com muita força que é a Infraestrutura e a Segurança Pública e essa proximidade com o Governo do Estado nos traz um alento, um olhar diferente para nossa região. O governador hoje esteve pela cidade visitando vários pontos importantes para nós e isso já faz uma grande diferença”.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Destaques na região

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou os números sobre a segurança pública ao empresariado da cidade. Ele fez um balanço das entregas e investimentos já feitos no município e anunciou a criação de um Departamento de Investigação Criminal em Blumenau. “Serão seis delegacias especializadas: Homicídios, Roubos, Combate às Drogas, Lavagem de Dinheiro e Organizações Criminosas, Proteção Animal e de Estelionatos. Todas unidas para combater o crime numa das maiores cidades de Santa Catarina”, disse o delegado-geral.

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, detalhou a situação das obras do Programa Estrada Boa – e também dos trabalhos de manutenção. Há sete grandes obras rodoviárias em andamento na região da coordenadoria da SIE no Vale do Itajaí, que engloba três Associações de Municípios (Amavi, Amve e Amfri). “Eu vejo de uma forma muito positiva, porque esse é o governo Jorginho Mello e em todas as secretarias do governo ele quer que tenhamos portas abertas, que as pessoas possam enxergar e realmente entender aquilo que o governo quer fazer com Santa Catarina. Temos essa presença muito constante nos municípios”

A questão da atenção a desastres naturais também foi destaque no evento. O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, lembrou que a região é historicamente afetada por fortes chuvas e enchentes e que o governo tem dado atenção especial a esse tema. “A prioridade do governo Jorginho Mello é que a gente tire as tão sonhadas obras do papel dos estudos da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão ), projetos que envolvem barragens e desassoreamento”, explicou o secretário Fabiano.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, lembrou que Blumenau vem se destacando como um polo de desenvolvimento em pesquisa e inovação e que os representantes do governo estão à disposição para ajudar ainda mais o progresso da região. “O governador se propõe e cobra da equipe que a gente possa conversar e dialogar com o setor produtivo para construção de políticas públicas que possam impactar positivamente no desenvolvimento econômico de Santa Catarina, na criação de um novo ciclo pro nosso estado”, disse Fett.

A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços teve a missão de mostrar ao empresariado os programas de benefício ao empreendedor como Prodec e ProEmprego. “O nosso objetivo hoje é trazer essas informações de que existem esses programas e o governador Jorginho Mello faz questão que eles sejam usufruidos pelo setor produtivo”, explicou o titular da pasta, Silvio Dreveck.

Também estiveram no evento os secretários de Estado da Educação, Aristides Cimadon, a secretária-geral de Governo, Danieli Porporatti, a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, o deputado federal Jorge Goeten, os deputados estaduais Egídio Ferrari e Napoleão Bernardes, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, a reitora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Márcia Sardá Espíndola e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina, Claudia Prudêncio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support