Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Ações de combate à...

Ações de combate à farra do boi serão intensificadas em SC

As ações de prevenção e combate à Farra do Boi em Santa Catarina serão intensificadas durante a quaresma e semana santa, período em que a prática do crime é mais comum. O trabalho é realizado por meio de uma parceria entre seis instituições do Governo do Estado, Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Ecosul e prefeituras da região da Grande Florianópolis desde 2012. Na última semana, foi assinado protocolo de cooperação para que a prática seja combatida durante todo o ano.

A Farra do Boi é considerada crime, de acordo com o art. 32 da Lei n. 9.605/1998, conforme acórdão do Supremo Tribunal Federal. Para impedir a prática, as instituições realizam atividades integradas que envolvem desde a conscientização por meio de palestras nas escolas até a contratação de laçadores e veículos para a condução adequada dos animais.

“Observamos que alguns municípios praticam o crime mesmo fora do período da quaresma. Por isso, identificamos a necessidade de manter as ações durante todo o ano”, explica a tenente-coronel da Polícia Militar Claudete Lehmkuhl. Em 2014, já foram registradas 12 ocorrências em Florianópolis e três em Governador Celso Ramos. A pena para quem comete crime é de 3 meses a 1 ano de detenção, sendo aumentada em um terço nos casos de morte do boi. 

Assinaram o protocolo a Polícia Militar de Santa Catarina, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Laguna, a Polícia Civil de Santa Catarina, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o Ministério Público de Santa Catarina, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a 8ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Ambiental Ecosul e os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Garopaba, e Itajaí.

Saiba como denunciar:
A Polícia Militar disponibiliza o Disque Denúncia, 0800-481-717, para que as comunidades onde acontece a farra do boi possam denunciar a prática. Mas o cidadão pode utilizar outros telefones também. Veja a lista abaixo:

Polícia Militar: 190
Denúncias: 181
Polícia Civil: 197
Polícia Ambiental Florianópolis:  (48) 3348-3624 / (48) 3348-2362
Polícia Ambiental Palhoça: (48) 3286-1021 / (48) 3286-1381

Rádio Secom
Ouça a entrevista com a tenente-coronel da Polícia Militar, Claudete Lehmkuhl

  Baixar áudio

{attachments}

Quer entender um pouco mais? Assista ao vídeo produzido pelo MPSC

Mais informações para a imprensa
Patricia Krieger
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: krieger@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3058

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support