Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ações da Gerência de...

Ações da Gerência de Infraestrutura da ADR Araranguá são apresentadas em reunião mensal do Colegiado Regional de Governo


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Gestores dos órgãos estaduais de Governo da Região do Extremo-Sul participaram na tarde desta quinta-feira, 26, no gabinete da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, de mais um encontro mensal do Colegiado Regional de Governo (CGO). A reunião desta quinta-feira contou com a explanação das atividades desenvolvidas na Gerência Regional de Infraestrutura da ADR, que foram apresentadas pelo gerente, engenheiro Jocilon Coelho, e equipe do setor, composta pelos técnicos Pedro Henrique Gomes, Edna de Oliveira e Amanda Rodrigueiro.

Entre as atribuições do Setor de Infraestrutura da ADR destacados na apresentação estão a fiscalização de obras e contratos realizados pela Agência e pelas Secretarias de Estado. Destaca-se a responsabilidade pela infraestrutura das 43 escolas estaduais da Região, as manutenções das Rodovias (operação tapa-buracos, recuperação de estradas não-pavimentadas e roçadas), os convênios celebrados com as 15 prefeituras do Extremo-Sul, bem como a fiscalização de outras obras executadas pelas Secretarias Setoriais. Entre elas, estão em execução a construção da EEB Ana Machado Dal Toé, em Morro Grande (em fase final), a construção da EEB Maria Garcia Pessi, em Araranguá (cerca de 50% da obra executada), a reforma da EEB Catulo da Paixão Cearense, em Sombrio (iniciada no último mês), a construção da Policlínica Regional, em Araranguá (em fase final), e a construção dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Maracajá e Sombrio (iniciadas este mês).

O gerente Jocilon Coelho destacou que somente neste ano de 2017, 22 obras estão sendo orçadas, planejadas e fiscalizadas pelo setor. “A gerência possui grande demanda e responsabilidade. Atua desde a elaboração do orçamento, cronograma financeiro, elaboração de projeto, e medições”, explicou.

O secretário executivo da ADR Araranguá e presidente do CGO, Heriberto Afonso Schmidt, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe da Gerência de Infraestrutura. “Desde a criação das Regionais, os serviços administrativos foram agilizados, porque os convênios são realizados e fiscalizados aqui. Os Municípios e entidades só ganharam, já que tudo passou a acontecer de forma mais rápida e eficiente”.

Ainda na reunião, a gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, falou ao grupo sobre a Lei Estadual nº 17.066/2017, regulamentada pelo Decreto 1.168, de 19/05/2017, que dispõe sobre a publicação na internet a partir do dia 1º de novembro próximo, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde do Estado de Santa Catarina. Ela explicou que as informações poderão ser acessadas por todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Webservice, desenvolvido pelo Governo do Estado/ Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Tecnologia. “Todo cidadão poderá acompanhar em que posição se encontra na fila para o atendimento médico de que necessita. As filas serão por Município, por ordem cronológica, onde o médico regulador poderá classificar o risco do paciente”.

O próximo encontro do Colegiado Regional de Governo, que acontecerá no mês de novembro, contará com a explanação das atividades realizadas na FATMA, sediada em Criciúma e que atende as Regionais de Araranguá e Criciúma, que serão apresentadas pelo gerente de desenvolvimento ambiental Filipe Barchinski.

Integram o Colegiado Regional de Governo na ADR Araranguá os gestores regionais da Polícia Militar, Policia Civil, Fazenda, Fatma, Cidasc, Defesa Civil, Casan, Celesc, Epagri, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, e os gerentes da Agência.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}