Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Ação no centro de...

Ação no centro de Florianópolis encerra a programação do Mês da Mulher da SAS

Foto: Helena Marquardt/Ascom SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) encerrou nesta quarta-feira, 27, a programação do Mês da Mulher com uma intervenção urbana sobre o sinal de pedido de socorro em caso de violência contra a mulher. A ação foi realizada no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis.

Diversas servidoras da SAS participaram da atividade e ao longo de algumas horas levaram informação para quem passava pelo centro da cidade, incluindo homens e mulheres. A intervenção foi realizada num dos locais de maior movimento, o que chamou a atenção de centenas de pessoas.

“Ao longo de todo o mês tivemos uma programação bastante extensa onde trabalhamos diversos temas. Na intervenção urbana buscamos conscientizar a comunidade divulgando o que significa o sinal de X na mão que pode fazer a diferença para ajudar uma mulher vítima de violência”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

A campanha nacional de combate à violência contra a mulher baseada no desenho do X na mão é uma ação simples, mas de muito impacto. O sinal “X” feito com batom vermelho, ou qualquer outro material, na palma da mão ou em um pedaço de papel, permite que a pessoa que a atenda reconheça que aquela mulher é vítima de violência doméstica e, acione a Polícia Militar. A ideia é que a vítima tenha uma forma silenciosa de fácil identificação para pedir socorro em locais públicos como restaurantes, farmácias, entre outros.  “Qualquer estabelecimento público ou privado deve conhecer esse significado e pode participar”, explica a gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, Débora Nunes Barbosa. 

Programação do Mês da Mulher

A programação da SAS em alusão ao Dia Internacional da Mulher foi realizada durante todo o mês e incluiu ainda a exposição “Santa Catarina tem nome de mulher: Mulheres catarinenses em destaque”, no hall da secretaria; o bate papo “Catarinenses que inspiram” que contou a história de mulheres comuns que tiveram uma trajetória de superação e contou com a participação da vice-governadora, Marilisa Boehm; o lançamento da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, em parceria com a Secretaria da Educação, participação no evento de mulheres na Secretaria de Administração Prisional e uma série de debates que foram transmitidos ao vivo pelo Youtube com os temas: “Maternidade na adolescência”; Formação e Orientação para Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e abrigos para mulheres sobre a captação de currículos de mulheres em situação de violência para sensibilizar; Educação financeira contra a violência patrimonial; Encontro Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres.

Mais informações:
Jornalistas: Helena Marquardt e Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support