Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Ação do Núcleo Extensionista...

Ação do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc no Equador é cancelada após conflitos

Totem da Udesc com céu azul de fundo

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em decisão conjunta com a Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), cancelou as atividades previstas para serem realizadas em Loja, no Sul do Equador, por ocasião do estado de exceção e dos graves conflitos sociais que estão ocorrendo nesse país desde terça-feira, 9.

Por meio de convênio com a UTPL, o NER faria ações da Operación Loja junto a comunidades locais entre 14 de janeiro e 1º de fevereiro, com metodologia semelhante à utilizada nas atividades do núcleo em SC. A Udesc seria representada por um grupo de 18 rondonistas, entre os quais acadêmicos, servidores e o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, que atualmente é o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade em exercício.

Segundo Jara, o cancelamento das atividades foi a decisão mais correta neste momento. “Fica o aprendizado de que ações internacionais podem ser planejadas e organizadas para fortalecimento da internacionalização da extensão universitária, e seguiremos trabalhando para realizar ações em outros países com a extensão da Udesc”, afirma.

“Essa operação envolveu o trabalho de muitos servidores da Udesc na organização e no planejamento das ações. Desde conversas nos departamentos e nas direções de Extensão, passando por pró-reitorias e Gabinete do Reitor, um trabalho em conjunto que possibilitou a organização de tudo. Infelizmente, a situação no Equador fugiu do controle, mas mostramos ser possível realizar ações dessa magnitude”, acrescenta.

Segurança é prioridade

A diretora-geral de Relações Interinstitucionais da UTPL, Ana Stefanía Bravo Muñoz , destaca que as atividades previstas foram canceladas em acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Alfredo Balduíno Santos. “A segurança dos envolvidos na Operação Rondon é questão de prioridade no planejamento das ações”, reforça.

O reitor da UTPL, Santiago Acosta, que visitou a Udesc para assinatura dos termos de convênio em abril de 2023, suspendeu as atividades presenciais na sua instituição por questão de segurança e dos conflitos, que também estão ocorrendo localmente.

Ficou estabelecido que as atividades da Operación Loja deverão ser reorganizadas para um período futuro, quando as condições forem de tranquilidade e possibilidade de realização de ações extensionistas com segurança para todos.

Internacionalização crescente

Em movimento crescente de Internacionalização da extensão da Udesc, o Núcleo Extensionista Rondon contou com nove estudantes da UTPL na Operação Horizonte, que foi promovida no Meio-Oeste Catarinense em agosto de 2023.

O sucesso da experiência, alinhado com o planejamento de internacionalização das ações extensionistas das duas universidades, culminou no planejamento do “Proyecto de interculturalidad Rondon UTPL-Udesc”, que prevê atividades do NER em Loja, com participação de acadêmicos e servidores da instituição catarinense.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support