Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Acadêmicos da Udesc Ibirama...

Acadêmicos da Udesc Ibirama realizam Feirão do Imposto nesta sexta-feira

Alunos da disciplina Direito Tributário do curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, promoverão nesta sexta-feira, 16, no pátio da unidade, o Feirão do Imposto para informar a população sobre a alta carga de impostos pagos sobre os serviços e bens de consumo no País. A ação é coordenada pela professora Ilda Valentim.

Seis equipes estão organizando o feirão com informações sobre quanto é pago de imposto sobre alimentos, produtos de higiene, cigarros, bebidas e automóveis. Um veículo será exposto com o valor real e o do tributo pago para comparações. No local, haverá também um mercadinho de produtos básicos com dados sobre os impostos cobrados.

Instituições ligadas aos idosos e escolas da cidade serão também convidadas para o feirão. “Queremos conscientizar a população que paga imposto de forma indireta. A maioria não sabe que paga tributo sobre o que compra”, disse a professora Ilda.

A idéia é fazer crescer esse tipo de iniciativa na cidade. Segundo a docente, o feirão será organizado anualmente e integrará o projeto de extensão Construindo Cidadãos.

Relação dos produtos
A lista dos produtos e os respectivos percentuais de imposto é elaborada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e visa conscientizar a população sobre a alta carga tributária.

Segundo os organizadores do feirão, a cobrança de imposto é, na prática, a coleta de dinheiro feita pelo governo para pagar suas contas.

Uma forma de medir o impacto dessa coleta é compará-la com o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas pelo País em um ano. Essa relação entre imposto e PIB é chamada de carga tributária, que atualmente é de 35% no Brasil.

Alguns produtos que constam da relação são:

Água mineral: 44% de imposto no preço;
Açúcar: 32%;
Aparelho MP3 ou Ipod: 49%;
Aparelho telefônico para linha fixa: 43%;
Bicicleta: 46%;
Biscoito: 37%;
Cachaça: 82%;
Veículos: de 38% a 41%;
Vaso sanitário: 40%;
Vinho: 55%;
Ovos de galinha: 21%.

Sociedade mobilizada
O Feirão do Imposto é um projeto dos jovens empreendedores e empresários do Brasil ligados à Conaje. O projeto foi criado em 2003, em Joinville pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (Acij), que mobilizou a sociedade local para informar e, sobretudo, educar a população sobre quanto é pago em impostos.

O feirão se tornou uma ação nacional realizada anualmente por meio da confederação. A iniciativa também busca chamar a atenção da população para o que se recebe em troca nos serviços públicos como contrapartida do pagamento de tantos impostos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143