Academia da Saúde é tema de seminário da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica
A partir desta segunda-feira, 30, 190 profissionais de saúde de 100 municípios catarinenses se reúnem em Balneário Camboriú no 1º Seminário da Academia da Saúde: Promovendo Saúde em Santa Catarina. O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) e da Gerência de Atenção Básica (Geabs) nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, no hotel Marambaia.
O Programa Academia da Saúde é uma estratégia do governo federal que envolve a Secretaria de Vigilância em Saúde e a Atenção à Saúde. Santa Catarina conta com 149 polos do programa, sendo que 71 deles (48%) com obras concluídas. Uma avaliação realizada pelo Ministério de Saúde, em maio deste ano, verificou que a população de idosos está presente em 100% dos polos, os adultos participam em 90% deles, 60% dos polos são ocupados por adolescentes e 50% são frequentados por crianças.
Esse seminário pretende aumentar o acesso da população às ações de promoção da saúde, com a valorização do cuidado integral e estímulo ao modo de vida saudável. “É fundamental que o Programa Academia da Saúde esteja integrado com os demais serviços da rede de atenção, particularmente a Atenção Básica, de modo a fortalecer e qualificar as ações de promoção da saúde no território”, destaca Jane Laner Cardoso, chefe de Divisão de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da DIVE/SES/SC.
Segundo a médica, a equipe responsável pelo polo de academia da saúde deve se articular com as Unidades de Saúde da Atenção Básica (US), Estratégia Saúde da Família (ESF), e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), adequando as necessidades conforme as demandas locais e, sobretudo, baseado em seus indicadores de saúde, para que a construção de linhas de cuidado atendam as necessidades dos usuários.
Polos do Programa Academia da Saúde em Santa Catarina
Geralmente, as atividades nos polos são realizadas pela manhã e à tarde. Em torno de 30% deles, as atividades já são oferecidas nos três turnos (manhã, tarde e noite). Aproximadamente 90% oferecem atividades de promoção da alimentação saudável, práticas corporais, educação em saúde com mobilização da comunidade para as ações. Práticas integrativas complementares, como massagem, ioga, auriculoterapia e fitoterapiasão realizadas em 60% dos locais.
Os municípios colaboram com materiais de consumo, material permanente e com a manutenção dos polos. É importante dar visibilidade às atividades oferecidas, destacando sua gratuidade e seu potencial para melhorar a saúde da população, bem como as equipes de saúde devem saber que podem encaminhar ao polo usuários que acessarem a rede de atenção à saúde.
Programação Geral do 1º Seminário da Academia de Saúde
1º Dia – 30/novembro
13h – Credenciamento
13h30 – Abertura – mesa
14h – Polo Academia da Saúde – Situação do Brasil/SC/ MS – Gisele Balbino Araújo Rodrigues – DEVDANTPS
15h30 – Coffee Break
16h – Promoção da Saúde na Atenção Básica – Programa Academia da Saúde e Ações de Alimentação e Nutrição – Renata Guimarães Mendonça de Santana – CGAN/ MS
17h – Debates
17h30 – Encerramento do 1º dia
2º Dia – 1º/dezembro
08h – Programa Academia da Saúde: a experiência de Pernambuco e pesquisas relacionadas – Emmanuelly Lemos – SES/SEVS/PE
09h – Debate
09h30 – Experiência Exitosa – Município de Balneário Piçarras – SC
10h – Atividade Laboral
10h15 – Práticas Intersetoriais no Polo Academia da Saúde
– Elisângela Rodrigues de Miranda – SES/GO
11h30 – Debates
12h – Almoço
13h30 – Panorama da implantação e implementação dos Polos da Academia da Saúde/ SC (Janize Luzia Biella/ Gerência de Atenção Básica/SES-SC)
14h30 – Experiência Exitosa – Município de Ipira – SC
15h – Atividade Laboral
15h30 – Coffee Break
16h – Experiência Exitosa – Município de Flor do Sertão – SC
16h30 – Experiência Visita Técnica Integrada DIVE/GEABS aos Polos de Academia da Saúde (Jane Laner Cardoso/Divisão de Agravos Não Transmissíveis/GEVRA/DIVE/SES-SC)
17h30 – Encerramento do 2º dia – Debates
3º Dia – 2/dezembro
08h – Desafio da avaliação em programas de atividade física na saúde pública – Daniel Petreça – UDESC/CEFID/LAGER
09h30 – Experiência Exitosa – Município de Balneário Rincão – SC
10h – Atividade Laboral
10h15min – Intersetorialidade e promoção da saúde/ Leandro Pereira Garcia – Vigilância em Saúde / SMS de Florianópolis – SC
11h30min – Debates e Encerramento
12h – Almoço
Informações adicionais para a imprensa
Núcleo de Comunicação – DIVE
Secretaria de Estado da Saúde
divecomunicacao@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-7402