Abertura oficial da programação dos 50 anos da Udesc homenageia pioneiros da universidade
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fez a abertura oficial da programação dos seus 50 anos em solenidade, na quarta-feira, 13, promovida no local onde a instituição deu os primeiros passos: no prédio histórico da Rua Saldanha Marinho, no Centro de Florianópolis, que já abrigou a então Faculdade de Educação (Faed) e hoje tem as instalações do Museu da Escola Catarinense (Mesc).
A cerimônia reuniu 200 pessoas, entre servidores e familiares, e homenageou aposentados, primeiros diretores e técnicos mais antigos da instituição.
O público também conheceu o selo comemorativo dos Correios, criado pelo Laboratório de Design (LabDesign), da Udesc, e assistiu ao lançamento de um documentário sobre a história da universidade, produzido especialmente para o Jubileu de Ouro pela TVAL, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
A Udesc chegará ao cinquentenário na próxima quarta-feira, 20. O próximo evento previsto nas comemorações será a aula magna do sociólogo espanhol Manuel Castells nesta quinta-feira, 14, às 20h, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.
Desbravadores da universidade
O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, saudou o público e agradaceu à Comissão dos 50 anos pela organização dos eventos festivos. “Para todos nós, é uma noite especial, dedicada à gratidão e àqueles que construíram a Universidade dos Catarinenses”, destacou.
“Devemos ter a humildade e a grandiosidade de reconhecer o valor dos desbravadores da Udesc. Pessoas como vocês influenciaram outras pessoas e a instituição como um todo”, continuou o reitor. “O esforço de vocês não foi em vão, pois construíram uma bela universidade.”
O vice-reitor da Udesc e presidente da Comissão dos 50 anos, Marcus Tomasi, também saudou os convidados e ressaltou que a programação do Jubileu de Ouro terá atividades até novembro, com participação de todos os 12 centros de ensino da instituição.
“Nesta minha trajetória como professor da Udesc, sempre tive a oportunidade de conversar com pessoas que estiveram presentes desde o início da universidade”, contou Tomasi.
“Aqui temos, como convidados, todos aqueles que contribuíram para que a nossa universidade se tornasse a quarta melhor estadual do Brasil entre 46 avaliadas e a 18ª no geral entre 192 avaliadas pelo Ministério da Educação. Além disso, somos a sétima melhor universidade em graduação do ranking nacional e a primeira no Estado”, salientou.
A presidente da Associação de Pessoal Aposentado da Udesc (APA), professora Clara Mosimann, discursou em nome dos aposentados e agradeceu a atual gestão da universidade por sempre receber a entidade e dialogar com ela. “A associação está sendo valorizada pela reitoria”, disse.
Autoridades
A abertura oficial da programação dos 50 anos foi prestigiada pela primeira-dama do Estado, Maria Angelica Colombo, e pelos professores Rogério Braz da Silva e José Carlos Cechinel, que foram reitores da Udesc respectivamente nos períodos 1990-1994 e 2002-2004.
O evento também contou com os pró-reitores de Administração, Vinicius Perucci, de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Reis, e de Planejamento, Gerson Volney Lagemann, com a procuradora jurídica da universidade, Juliana Michel, e com a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky.
Além disso, estiveram presentes os diretores-gerais Agnaldo Arnold (Ceplan), Carlos Alberto Barth (Ceavi), Carlos André Rosa (Ceres), Emerson Campos (Faed), Gabriela Mager (Ceart), Leandro Zvirtes (CCT) e Paulo Henrique Xavier de Souza (Cefid).
Por sua vez, o diretor-geral do Centro de Educação a Distância (Cead), David Silva, foi representado pela diretora de Extensão da unidade, Vera Marques.
Homenageados
A Udesc escolheu um seleto grupo de professores e técnicos para representar todos os servidores que ajudaram a construir a universidade e para realizar homenagens no evento de abertura do cinquentenário.
Na solenidade, foram entregues placas a:
- Adair Antunes, técnico do Cesfi;
- Ademar Stadnick, técnico do CAV;
- Antenor Naspolini, professor e diretor-geral da Esag na gestão 1967-1972;
- Antonio Waldimir da Silva, professor e diretor-geral do CEO na gestão 2004-2010;
- Clara Mosimann, professora e atual presidente da APA;
- Dario Nolli, professor e diretor-geral do Ceavi na gestão 2007-2015;
- Frederico Mann, técnico do Cead;
- Geraldo Carvalho, técnico da Faed;
- Ivânia Morche de Jesus, técnica do CEO;
- João Rotta Filho, professor e diretor-geral do Ceres na gestão 2007-2015;
- José Carlos Kinchescki, técnico da Esag;
- Maria Ester Menegasso, professora e diretora-geral do Cesfi na gestão 2011-2015 e eleita para a gestão 2015-2019;
- Maria Inês Lino, técnica do Cefid;
- Milton Valente, professor e diretor-geral do Ceart na gestão 1986-1990;
- Rita Duarte, técnica do CCT;
- Sérgio Dalagnol, professor e diretor-geral do CAV na gestão 1988-1992;
- Sueli Weber, professora e diretora-geral do Cead na gestão 2003;
- Tânia Rohleder, técnica da Reitoria;
- Teresinha Muniz, professora e diretora-geral da Faed na gestão 1976-1982;
- Tereza Pereira, técnica do Cefid;
- Zenilda Lins, professora e integrante do grupo de implantação do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (Cepe), da Faed.
Cinco homenageados não puderam ir à cerimônia e receberão suas placas posteriormente: Adil Calomeno, professor do CCT; Hercides Silva, professor do Cefid; Maria Ermita Pereira, técnica do Ceart; Nadir Cordeiro, técnica do Ceplan; e Pio Campos Filho, professor do Ceplan.
Exposições
Após a solenidade, os convidados participaram de um coquetel e visitaram a galeria dos reitores da universidade e as exposições fotográficas “Museu da Escola Catarinense em sobrevivências possíveis: antes e depois da Mostra Casa Nova 2013” e “Concurso de Fotografias dos 50 anos da Udesc”.
A primeira exposição, que ficará em cartaz até o fim de julho, está com 120 fotos que mostram o processo de transformação e melhoria que o Mesc recebeu ao longo dos últimos dois anos.
O registro foi feito pelos fotógrafos Célio Herardt e Rogerio Jr, da CR2 Fotografia, durante quatro momentos distintos do museu: como os ambientes se encontravam em 2012; o processo de acomodação da Mostra Casa Nova em 2013; os espaços montados para o evento da mostra; e o uso dos mesmos espaços atualmente.
Já segunda a exposição destaca as imagens premiadas no concurso de fotografias da universidade, que foi vencido por Ana Viviane Minorelli com a foto “Por aqui”.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143