Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Abertura do mercado japonês...

Abertura do mercado japonês à carne suína catarinense traz novas perspectivas para suinocultores

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca comemora o bom ano para a suinocultura catarinense. Com o título de maior produtor brasileiro de carne suína, em 2012, Santa Catarina produziu 820 mil toneladas do produto em 2013, 23% do total produzido no país. Além da maior produção dos últimos seis anos, os suinocultores puderam comemorar a abertura do mercado japonês para carne suína catarinense.  O anúncio, em maio, refletiu nos preços pagos ao produtor que, no segundo semestre, chegaram a R$ 4 por quilo do suíno vivo.

Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom. Baixe a imagem aqui

Santa Catarina tem nove estabelecimentos habilitados para exportar o produto, e a expectativa é de que o Estado responda por 10% do mercado japonês de carne suína congelada, representando cerca de 80 mil toneladas anuais. O volume significa um ganho da ordem de 45% nos embarque de carne suína catarinense para o Exterior.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, explica que historicamente, o Japão importa carne suína somente quando todo o país de origem possui o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, mas foi aberta uma exceção para Santa Catarina pela qualidade do controle sanitário e pelo fato de ser o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, desde maio de 2007, com certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Rodrigues lembra ainda que o Japão é o maior importador de carne suína do mundo, adquirindo o equivalente a 1,2 milhão de tonelada por ano, no entanto as aquisições de carne suína congelada somam 800 mil toneladas, sendo o restante de carne suína resfriada com origem dos Estados Unidos e Canadá.

Em 2012, Santa Catarina exportou 180.739.639 quilos de carne suína, que representam US$ 492 milhões, para Rússia, Ucrânia, Hong Kong, Argentina, Cingapura e demais países. Os Estados Unidos aprovaram três estabelecimentos exportadores no Estado, porém ainda não aconteceram as negociações comerciais. Outro possível mercado catarinense será a Coreia do Sul. Até o momento, o Estado cumpriu todas as exigências finais e aguarda a aprovação para exportação.

O governo japonês autorizou a entrada da carne suína catarinense no país em maio e um mês depois uma comitiva catarinense formada pelo governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e representantes do setor privado estiveram em Tóquio para oficializar a parceria. Em agosto, chegou ao Japão o primeiro container carregado de carne suína procedente de Santa Catarina.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support