Abertura da Semana da Pátria em Concórdia foi realizada nesta terça-feira
O secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Fábio Ferri, participou da abertura da Semana da Pátria, nesta terça-feira, 1º de setembro. Até a próxima segunda, 7 de setembro, várias atividades serão realizadas.
O primeiro ato foi realizado na Concha Acústica da Praça Dogello Goss, onde foi acessa a pira do Fogo Simbólico e entregue aos alunos da Escola de Educação Básica Deodoro, dando início ao percurso que vai passar por várias unidades escolares. Logo após, o Fogo Simbólico foi recebido na E.E.B Domingos Magarinos em Tamanduá, pela mãe do atleta Darlan Romani, Ivanir Romani, que ainda reside na comunidade. Romani é destaque não apenas no atletismo nacional, mas também em Tamanduá onde cursou o ensino médio.
No discurso, o secretário Ferri destacou que a Semana da Pátria é um momento para refletir sobre as ações identificando se elas correspondem com o dever de cidadão. “Que país vivemos hoje? É esse o país que que quero viver? Deveríamos ter esse pensamento diário, mas é difícil. Então pelo menos nessa semana, onde comemoramos a independência do nosso país, precisamos refletir e lembrar que este país foi feito com muito trabalho e sentir orgulho dessas lembranças”, comenta.
Já a gerente de Educação da SDR, Gislaine Winter, falou da importância do evento. “Este momento circula o sentimento de Pátria, é um privilegio receber o fogo simbólico, ele retrata muitos sentimentos, revelam envolvimento com o momento traz o sentimento de honradez. Que nesta semana possa trazer esperança com uma Pátria feliz, saudável que prima educação com responsabilidade”, conclui.
Na quarta-feira, 2, a chegada do Fogo Simbólico será no Distrito de Santo Antônio na E.B.M Anna Zamarchi Coldebella, às 10h30. No dia 3, será em Presidente Kennedy na E.E.B Freya Hoffmann Wenttengel, às 16h. O Símbolo encerra a semana, na E.E.B José Pierezan em Engenho Velho e no sábado, 5, finaliza o percurso na EBM Romeu de Sisti no distrito de Planalto.
No dia 6, haverá o hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, na Concha Acústica, às 9h e das 14h às 17h uma exposição de veículos antigos com mateada na Rua Coberta. O desfile cívico será no dia 7, com o trajeto da Rua Doutor Maruri (em frente à loja Alfana) até a Rua Coberta (em frente à Câmara de Vereadores). Ainda haverá até 6 de setembro, das 13hàs 18h, a Mostra Cívica (Exposição de trabalhos das unidades Escolares e entidades) na Rua Coberta.
{article Dalva Paznoncelli Pichetti – SDR Concórdia}{text}{/article}