Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Abertas inscrições para o...

Abertas inscrições para o 4º Encontro sobre direitos de crianças e adolescentes de SC

As inscrições para o 4º Encontro de Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente estão abertas até 19 de agosto. O evento ocorrerá em 22 de agosto, a partir das 8h, no Mercure Joinville Prinz Hotel, em Joinville, Norte do Estado. As inscrições podem ser efetuadas por meio do site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

O objetivo do encontro é o de promover o debate sobre os direitos da infância e adolescência para facilitar a elaboração de políticas públicas para esse público. Durante o encontro também serão elaboradas propostas regionais para o Plano Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Outros dois encontros estão previstos: em Criciúma e em Itajaí. Os eventos já foram realizados em Florianópolis, Lages e Chapecó.

O sistema de garantia de direitos é formado por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, profissionais como psicólogos, assistentes sociais e operadores da Justiça, advogados, Defensoria Pública, Segurança Pública, Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Fóruns e Associações; além das Secretarias de Estado que integram o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente é baseado em três eixos: Defesa dos Direitos Humanos; Promoção dos Direitos e Controle e Efetivação dos Direitos. O primeiro trata da atuação dos órgãos públicos judiciais; ministério público, especialmente as promotorias de justiça, as procuradorias gerais de justiça; defensorias públicas; advocacia geral da união e as procuradorias gerais dos estados; polícias; conselhos tutelares; ouvidorias e entidades de defesa de direitos humanos que devem prestar proteção jurídico-social.

Os encontros são financiados com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) estadual de acordo com o Plano de Ação e Aplicação de recursos do fundo em 2013. Entre os temas das palestras estão as medidas de proteção e medidas socioeducativas; os direitos fundamentais e as políticas públicas para crianças e adolescentes e o direito à convivência familiar e comunitária.

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{title} {text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support