Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Abastecimento em municípios atingidos...

Abastecimento em municípios atingidos pelas chuvas é restabelecido de forma gradual pela Casan

A Casan informa que o abastecimento está sendo normalizado de forma gradativa na Grande Florianópolis, após rompimento nesta quinta-feira, 1º de dezembro, de adutora junto ao Rio Imaruí, devido às chuvas intensas.

Em São José, nos bairros Forquilhinhas, Potecas, Picadas do Sul e Serraria a regularização é mais lenta, assim como em pontas de rede e regiões mais altas.

Com a diminuição do nível do rio, as equipes estão verificando outros problemas nas estruturas da adutora nas cabeceiras da ponte, pois podem também necessitar de reparos.

Em Florianópolis, a integração entre os três sistemas que atendem a Capital (Integrado, Costa Norte e Costa Sul-Leste) garante a regularidade no fornecimento de água.

A Companhia ainda trabalha com equipes reforçadas devido a dificuldades de captação que prejudicam os municípios de Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina e Antônio Carlos. Nas regiões Norte e Sul, outros municípios apresentam dificuldades e exigem mobilização das equipes para minimizar os dados e o impacto no fornecimento de água.

Na Região Norte, no município de Araquari, desde o início da semana há prejuízos no abastecimento dos bairros Itinga e Porto Grande. A Companhia prossegue o atendimento com caminhões-pipa. Em Dr. Pedrinho, onde nesta quinta-feira houve interrupção no abastecimento, a captação foi recuperada e o tratamento de distribuição de água estão normalizados.

No Sul do Estado, a cidade de Rio Fortuna está com fornecimento normalizado após rompimento adutora na travessia da ponte. Em São Martinho, também devido à ruptura de adutora de água bruta junto à cabeceira da ponte sobre o Rio Capivari, o abastecimento está prejudicado. A Casan avalia as condições do rio nesta sexta-feira para iniciar o conserto e atua com caminhões-pipa para levar água bruta para a unidade de tratamento.

Em Pescaria Brava há dificuldade na operação das estações de tratamento de água devido à variação de tensão elétrica, causada pela queda de postes em áreas alagadas. Em Braço do Norte, o abastecimento foi regularizado com ações operacionais junto à captação, comprometida com excesso de areia carreada pela força das chuvas. Em Criciúma e Içara, alguns bairros que dependem de água de Morro da Fumaça ainda apresentam vazão reduzida.

A Casan pede aos usuários que façam uso consciente da água até que os sistemas sejam restabelecidos na totalidade.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support