Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. A convite do Banco...

A convite do Banco Mundial, CGE vai orientar controle dos gastos em 11 municípios

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) assinou um acordo de cooperação técnica com o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu para fortalecer as áreas de controle interno das 11 prefeituras da região. O convite partiu do Banco Mundial e faz parte de um projeto de melhoria da mobilidade na região que terá financiamento de 96 milhões de dólares do banco.

Entre as melhorias previstas, destacam-se a construção de um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes e a implantação de um sistema de transporte coletivo com ônibus elétricos. Os 11 municípios são Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí e Navegantes

Dois auditores da CGE foram destacados para o trabalho: Marisa Zikan da Silva e Frederico da Luz. Na última semana, eles visitaram os municípios com o objetivo de levantar informações em conjunto com o consultor contratado pelo Banco Mundial, Wesley Matheus. Na sequência, será elaborado um plano de ação para promover o fortalecimento das centrais de controle interno.

“O controle interno é fundamental para aperfeiçoar a gestão pública. As atividades desempenhadas pela área reduzem os riscos de inconsistências e irregularidades, aperfeiçoando a gestão dos processos e qualificando os gastos públicos”, explica o controlador-geral do Estado, Cícero Barbosa.

A auditora Marisa Zikan observa que o valor significativo do projeto do consórcio com o Banco Mundial torna o controle interno ainda mais relevante. “As unidades centrais estruturadas são estratégicas para um melhor desempenho na execução de políticas públicas necessárias para a melhoria da qualidade de vida da população. Essa aproximação com os Municípios torna possível o compartilhamento de boas práticas e a busca por soluções que sejam comuns aos órgãos de controle, adaptáveis a cada realidade”.

Informações:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@cgeimprensa
Fone: (48) 99128-1980

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support