Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Coronavírus
  4. /
  5. Coronavírus em SC: Desenvolvimento...

Coronavírus em SC: Desenvolvimento Social apresenta ações na Alesc

Imagem: Divulgação/ SDS

A secretária Maria Elisa da Silveira De Caro participou na tarde desta quarta-feira, 3, de sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para falar sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) durante a pandemia da Covid-19.

Durante a sessão, realizada por videoconferência, foram apresentados dados do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Santa Catarina, do Cofinanciamento da Assistência Social e do sistema de BI (business intelligence) utilizado pela SDS, entre outros.

“Tivemos uma ótima oportunidade para mostrar o que estamos executando durante o enfrentamento da pandemia. Isso inclui os repasses de recursos, nosso plano de contingência e todo o trabalho realizado pela equipe, o que muito nos orgulha”, frisou Maria Elisa De Caro, que após a apresentação respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

Destaques

Na apresentação, a secretária ressaltou que o número de beneficiários atendidos pela assistência social em Santa Catarina é quase nove vezes maior devido à pandemia do novo coronavírus. O número de 111.159 benefícios repassados em cada um dos primeiros meses do ano subiu para 927.029 em abril, com a entrada do auxílio emergencial do Governo Federal. O impacto que esse crescimento terá nas políticas da assistência social, mesmo que caia pela metade após a pandemia, preocupa a SDS no sentido de garantir o atendimento aos catarinenses em situação de vulnerabilidade.

O aumento de 33,67% do orçamento do Cofinanciamento Estadual 2020, que havia sido aprovado em R$ 17 milhões e passou para R$23 milhões, também foi um dos pontos destacados na apresentação.

Atividades

Os serviços prestados pela SDS durante a pandemia foram apresentados aos deputados, com ênfase na continuidade do trabalho de gestão das políticas nas áreas de assistência social, direitos humanos, segurança alimentar e habitação em Santa Catarina. Maria Elisa de Caro destacou a realização de capacitações e orientações on-line, assim como a disponibilização de ferramentas que garantem a realização de plenárias dos 10 conselhos de direitos sediados na SDS. Dessa forma fica assegurada a participação da comunidade na promoção dos direitos humanos e controle das políticas sociais.

A elaboração de material informativo para os imigrantes sobre prevenção e cuidados com o novo coronavírus e para recebimento do auxílio emergencial, produzidos nas principais línguas estrangeiras faladas no Estado, foi outra das atividades destacadas. O levantamento realizado junto aos abrigos institucionais para mulheres em situação de violência em Santa Catarina, que aponta 98 vagas disponíveis, também foi mostrado durante a sessão.

Mais informações para imprensa:
Marta Scherer
Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Desenvolvimento Social – SDS
Fone: (48) 3664-0916
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br