SIG aborda gestão de riscos em treinamento para servidores estaduais
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
A Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) realiza, nesta terça-feira, 3, mais uma etapa do Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública de Santa Catarina.
O treinamento em Gestão de Riscos é destinado aos integrantes da administração direta e indireta e será ministrado pela secretária executiva de Integridade e Governança, Naiara Augusto, e pela gerente de Integridade, Laira Custódio, no auditório da Secretaria de Estado da Administração (SEA), no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis.
“A promoção de condutas éticas é um ponto necessário em um programa de integridade, mas fazer com que todos os colaboradores percebam a importância do cuidado com a gestão, por meio do treinamento voltado ao risco, é o que dá eficiência. Na verdade, é uma transformação de cultura, de modo que cada servidor influencia no resultado da organização como um todo. Por isso a gestão de riscos é a primeira fase do programa, por sua importância”, explica Laira Custódio.
Entre os conteúdos desenvolvidos estão: noções de ética e moral, causas comuns de má conduta, controles na administração pública, definição de riscos, importância e benefícios da gestão de riscos, processos e indicadores de desempenho.
Além desse, outros cinco módulos de treinamento estão previstos para os meses de março e abril.
O que é a SIG?
A Secretaria Executiva de Integridade e Governança é responsável pelo controle interno, governança, combate à corrupção, entre outras atribuições. O objetivo é acompanhar e melhorar os resultados em áreas estratégicas para que o Governo possa direcionar ações e melhorar a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.
“A estrutura foi desenhada para dar suporte aos órgãos do estado e atuar de modo a promover uma transformação cultural pela conformidade, implantando medidas focadas no aumento da produtividade e da confiança por parte da sociedade na fiel execução dos projetos e planejamentos, sem perder de vista a priorização do interesse público”, diz Naiara Augusto, secretária executiva da pasta.
A criação da SIG atende à Lei nº 17.715/2019, que dispõe sobre a criação do Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública Estadual e à Instrução Normativa Conjunta 01/2016, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União (CGU), que sugere ao Executivo a criação de comitês, diretorias ou assessorias específicas sobre Integridade e Governança.
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Fabiano Moraes
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