Logomarca da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia é criada por estudante da rede estadual

A Fecitec/SC (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina) já tem sua própria marca. Laura Gerber Ferreira, aluna da EEB. Prof. Daniela Pereira, de Navegantes, é a vencedora do concurso promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) entre alunos da rede estadual de ensino. Conceituada pela estudante, a criação será usada na identidade visual da feira.
A escolha do trabalho vencedor foi feita por um júri multidisciplinar, composto por educadores das áreas de Design, Artes e Biologia, em uma parceria que envolveu a Udesc, o Instituto Estadual de Educação e a Gerência de Tecnologia da SED.
“Observamos nas visitas em nossas escolas a grande valorização da arte e da cultura no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos nossos estudantes. Nesta iniciativa específica voltada à identidade da Fecitec, conseguimos aliar tal expressão à iniciação científica e à reflexão sobre a tecnologia. Parabenizamos a autora do trabalho vencedor pelo êxito”, destacou o secretário de Estado da Educação.
A imagem vencedora do concurso irá personalizar os materiais de divulgação e as ações que compõem a organização e realização da feira. Em 2019, o evento será realizado no em outubro, em Blumenau, onde a autora da logomarca vencedora será premiada. Laura Gerber Ferreira descreveu o conceito que buscou expressar no desenho em sua ficha de inscrição.
“Primeiramente, deixei claro o fato se passar em Santa Catarina, desenhando o mapa em verde, que retrata o meio ambiente. À frente, em balão de fundo redondo, rodeado por átomos, simbolizo toda a Ciência e Química presentes na feira. Dentro do balão temos engrenagens que representam a Mecânica e Tecnologia. Em seu lado direito, temos uma lâmpada acesa, enfatizando a tecnologia e mostrando grandes Ideias. À esquerda, uma folha representa a preservação do meio ambiente. Por fim, temos uma grande mão vermelha, representando que os jovens e a Feira têm todos os elementos em suas mãos, com grande apreço”.
Os critérios valorizados na escolha
Professora do curso de Design da Udesc, Gabriela Botelho Mager explicou a importância da movimentação da comunidade escolar e dos critérios estabelecidos: “A iniciativa deste concurso, diferentemente da escolha convencional de uma peça de design, integra a expressão artística e a reflexão sobre o tema da feira de ciências pelos alunos. Sob o ponto de vista do design, demos atenção à clareza na comunicação da mensagem a partir da ilustração, observamos possibilidade de uma assimilação rápida pelas pessoas, de boa legibilidade dos elementos da imagem e da facilidade de se reproduzir o desenho para os fins de divulgação”.
No que diz respeito à disciplina de Artes, a educadora Adriana Pacheco Bombazaro declarou que a criatividade e capacidade de expressão chamaram atenção: “Contextualizar uma imagem é uma forma de comunicação com o espectador. A criação para a Fecitec associou os princípios artísticos ao mundo da iniciação científica e tecnológica, por meio dos símbolos e da sua representatividade educacional.”
A professora de Biologia Andréa Mara Pacheco de Oliveira Alves ressaltou que a tecnologia e a contextualização dos conteúdos em eventos como a Fecitec são aliadas no ensino: “Em 20 anos no magistério, foi possível constatar que a educação passou por muitas mudanças e a tecnologia tem grande influência nisso. Sinto-me realizada ao trabalhar Ciências com os alunos usando a tecnologia como atrativo para potencializar a aprendizagem”.
Foto: Osvaldo Noceti/SED
Sobre o Concurso
O Concurso da Logomarca da Fecitec/SC propôs aos participantes, por meio de edital, que concebessem um desenho com elementos visuais reportando iniciação científica e tecnológica. Puderam concorrer alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Ensino Médio e estudantes da Educação Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina. Cada escola da rede estadual teve a oportunidade de apresentar uma proposta de desenho.
A segunda etapa de seleção foi realizada pelas coordenadorias regionais de ensino, que puderam enviar a ilustração escolhida para a Secretaria de Estado da Educação.
O júri multidisciplinar
Professora Adriana Pacheco Bombazaro – Área: Artes visuais. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006). Tem experiência em Artes com ênfase em Artes e Tecnologia e atua na Gerência de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (SED).
Professora Andréa Mara Pacheco de Oliveira Alves – Área: Biologia e Ciências. Possui graduação em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1998). É professora de Ciências e Biologia, efetiva no Instituto Estadual de Educação de Florianópolis. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Química e Ciências da Natureza e é adepta de recursos multimídia como a lousa digital em suas aulas.
Professora Gabriela Botelho Mager – Área: Design Graduada em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie (1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004) e doutora em Design, pela PUC Rio (2011). É professora efetiva do curso de Design e integrante do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua nas áreas de Branding, Gestão de Design, Design Editorial, Design Promocional, Design de Interação e UX Design.
Informações adicionais para imprensa:
Sicilia Vechi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0353 / (48) 3664-0353 / 99132-5252
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
www.sed.sc.gov.br