Chapecó conquista joguinhos pela primeira vez

Foto: Heron Queiroz / Fesporte
Chapecó conquistou o título de campeão-geral da 32ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina aos 49 minutos do segundo tempo. No último dia de competição, neste sábado, 27, em Rio do Sul, os chapecoenses foram campeões do judô masculino e feminino e do tênis de mesa masculino, modalidade também que ficou em terceiro no feminino, passando de 56 pontos para 105.
Em segundo lugar, ficou Blumenau com 103, e em terceiro, Jaraguá do Sul, com 100 mesmo número que Joinville. No critério de desempate, os jaraguaenses levaram a melhor no critério de maior número de troféus de prata (quatro contra três), já que tinham o mesmo número de ouro (quatro). Os joguinhos, que terminam neste sábado, 27, são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, com o apoio do município de Rio do Sul.
Antes da oficialização do título, no Ginásio Artenir Werner, dirigentes de Blumenau faziam as contas e até admitiam que seriam os campeões depois de sete anos. Depois da confirmação, por parte da coordenação técnica da Fesporte, de que o campeão era Chapecó o clima foi de desolação. Os dirigentes do município do Oeste estavam no alojamento acompanhando o término das modalidades. Aladim Sebalhos, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do município, admite que a delegação estava pronta para retornar, quando houve o anúncio do término do judô, que resultou em mais 26 pontos, 18 do tênis de mesa e cinco do futsal feminino – a festa começou no alojamento e terminou no ginásio.
Outro que não esperava pelo pódio foi Jaraguá do Sul. É que um equívoco na contagem de pontos apontava Joinville, em terceiro, com 102 pontos, mas que na verdade seriam 100. Uma recontagem fez jus à real classificação da 32ª edição dos Joguinhos Abertos, que deu à Jaraguá do Sul, pela primeira vez, um lugar no pódio final da competição, conquistando o troféu de terceiro lugar.
O diretor de esportes, Valdeci da Silva, que representou o presidente da Fesporte, Rui Godinho, na solenidade de encerramento, avaliou como excelente a competição, a primeira de alto rendimento na atual gestão. Para o secretário-executivo da Comissão Organizadora, Sérgio Schlemper, os Joguinhos ultrapassaram as expectativas. “Foi importante não apenas no aspecto esportivo, mas no aspecto econômico, com a movimentação no comércio”, complementou.
Os campeões por modalidades
Atletismo masculino – Joinville
Atletismo feminino – Balneário Camboriú
Basquete masculino – Concórdia
Basquete feminino – Jaraguá do Sul
Ciclismo – Rio do Sul
Caratê masculino – Blumenau
Caratê feminino – Tubarão
Futebol masculino – São José
Futebol Feminino – Joinville
Futsal masculino – Jaraguá do Sul
Futsal feminino – Brusque
Ginástica artística masculina – São Bento do Sul
Ginástica artística feminina – Itajaí
Ginástica rítmica – Brusque
Handebol masculino – Itajaí
Handebol feminino – Concórdia
Judô masculino – Chapecó
Judô feminino – Chapecó
Natação masculina – Joinville
Natação feminina – Tubarão
Taekwondo masculino – Itajaí
Taekwondo feminino – Joinville
Tênis de mesa masculino – Chapecó
Tênis de mesa feminino – Joinville
Voleibol masculino – Jaraguá do Sul
Voleibol feminino – Jaraguá do Sul
Vôlei de praia masculino – Balneário Camboriú
Vôlei de praia feminino – Balneário Camboriú
Xadrez masculino – Blumenau
Xadrez feminino – Blumenau
Orlando Pereira – Ascom/Fesporte
Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ (48) 99949-5255
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br