Defesa Civil debate barragens e mudanças climáticas em seminário para 300 pessoas

Foto: Flávio Vieira Júnior/Defesa Civil
O “Seminário de Proteção e Defesa Civil: Incêndios Florestais, Barragens e Inteligência como Estratégia em Redução de Riscos e Desastres (RRD)”, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina, reuniu cerca de 300 pessoas na Grande Florianópolis. Durante dois dias, foram debatidas as mudanças climáticas no desencadeamento de desastres naturais e humanos, além de eventos intensos pluviométricos associados a rompimentos de barragens. O evento, considerado um sucesso pela organização, foi realizado no Campus da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), no bairro Pedra Branca, em Palhoça.
>>> VEJA A GALERIA DE FOTOS DO SEMINÁRIO <<<
O chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr, agradeceu todas as entidades parceiras que apoiaram a realização do evento e destacou que devemos nos preparar para todas as situações que os catarinenses possam estar expostos: “A mudanças climáticas estão a cada dia trazendo mais reflexos para a vida das pessoas e essas mudanças resultam também nos grandes eventos climatológicos”.
Segundo o palestrante Dr. Alberto Sayão, que falou sobre as barragens de rejeito, a iniciativa catarinense é de suma importância. “Foi muito oportuno mais um evento sobre o assunto tentando esclarecer muitas dúvidas da população e dos técnicos das defesas civis municipais sobre barragens”, disse.
O Seminário foi um grande palco para o aprendizado. Além dos debates, também foi promovida a exposição de cases, práticas e lições aprendidas. “Ao término do seminário de proteção e defesa civil, podemos afirmar que alcançamos o objetivo proposto de discutir assuntos atuais e de suma importância para a sociedade como um todo”, acrescentou o diretor de Gestão de Educação e Capacitação da Defesa Civil de SC, Alexandre Corrêa Dutra. Segundo ele, a iniciativa mais uma vez trouxe profissionais expoentes e se mantém como destaque no cenário nacional por proporcionar um debate atual para a comunidade.
Durante o seminário, houve também um período para homenagens e reconhecimento da Defesa Civil aos ex-coordenadores regionais, agraciados com a Medalha do Mérito da Defesa Civil pelos serviços prestados.
O evento é realizado em parceria com as organizações que integram o Comitê Técnico Científico junto com a Defesa Civil. Dentre elas: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD). O seminário é realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Todas as palestras e debates estão disponíveis por meio do link: https://youtu.be/iLivzfQMS6k
Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br
Site: www.defesacivil.sc.gov.br