Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Quartel de Xanxerê comemora...

Quartel de Xanxerê comemora 17 anos de ativação com queima inaugural no LEIF

Nesta quarta-feira, 27, o Corpo de Bombeiros Militar com sede em Xanxerê celebra 17 anos de ativação no estado. O quartel era vinculado ao 6º Batalhão até dezembro de 2015, data em que se emancipou como 14º BBM. A região ganhou destaque com a criação do Centro de Referências de Desastres Urbanos (CRDU) e Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais (LEIF), além de ser referência em cinotecnia (busca e resgate com cães), busca terrestre e certificações, entre outros.

Pioneiro no país, o Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais foi criado em dezembro de 2018 para fomentar e fortalecer os estudos na área com equipamentos que simulam a velocidade e expansão do incêndio conforme as condições do vento, clima e relevo. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Governo de Santa Catarina. A obra física foi inspirada no laboratório referência na cidade de Coimbra, em Portugal.

O aniversário da sede foi marcada pela primeira queima de material para estudos. “Esta queima tem uma grande significado. Foi o pontapé inicial para estudos científicos. No futuro, esperamos colher frutos com produções científicas relacionadas à incêndios florestais, e áreas relacionadas. Quem ganha com esta estrutura e os estudos ali realizados é a corporação, os bombeiros militares, e toda a sociedade” diz Major BM Zevir, membro da coordenadoria de incêndios florestais do CBMSC.

Para o Ten Cel BM Walter Parizotto, presidente da coordenadoria de incêndios florestais e comandante do 14BBM (sediado em Xanxerê), é uma grande conquista para a cidade e para o batalhão também: “Iremos trazer cursos de incêndios florestais para a região, assim como fizemos com o CRDU. É mais um passo para o desenvolvimento local e também acadêmico da corporação. A queima inaugural no dia em que o quartel completa 17 anos de atuação tem um significado especial e diferenciado”.

O Centro de Referências de Desastres Urbanos, único no Estado, é referência no treinamento de bombeiros para salvamentos em deslizamento de terra e em desastres naturais urbanos. Inaugurado em 2013, o local possui alojamento, canil, refeitório, cozinha, sala de aula, reserva de materiais, pista para treinamento de salvamento em altura e pista para treinamento em espaço confinado e deslizamentos. No CRDU, bombeiros e cães que atuam em operações de buscas por pessoas são treinados para o resgate, atraindo profissionais de todo o país.

Sobre a localização do quartel, o Comandante do 14º BBM, Tenente Coronel Parizotto, explica que Xanxerê e região são suscetíveis a eventos naturais de grande magnitude, como o tornado que acometeu a cidade em 2015. “É importante que o treinamento e atuação sejam constantes para que a guarnição continue aprendendo e ensinando”, declara o Comandante.

Compõem a jurisdição da unidade os quartéis de Xanxerê (sede), São Lourenço do Oeste, Xaxim, Campo Erê, São Domingos, Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes e Ponte Serrada, englobando o atendimento de 31 municípios.

Informações adicionais à imprensa:
Tenente BM Ian Triska
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC
(48) 3665-8424 / (48) 99189-7081
ccssubch@cbm.sc.gov.br 
www.cbm.sc.gov.br