Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Equipe da Educação visita...

Equipe da Educação visita escolas na região de Chapecó

A primeira visita foi na EEB Bom Pastor. A escola oferece Ensino Fundamental e Médio, atendendo cerca de 2,2 mil estudantes. Com bom desempenho no IDEB, a unidade conta com projeto de robótica desenvolvido no contraturno – que proporcionou participação em campeonatos nacionais e internacionais -, e projeto de educação física, com atividades após término das aulas.

Na sala do 5º ano, o secretário perguntou aos estudantes que profissão querem seguir. Apenas um disse que quer ser professor, momento usado por Uggioni para enaltecer o trabalho dos docentes. “O professor é a profissão mais importante na vida de vocês. É o professor que forma bons médicos, cientistas, advogados. Sem professor a gente não tem nada disso. Então valorizem o professor de vocês”, destacou.

À tarde, juntamente com a vice-governadora Daniela Reinehr, Uggioni reuniu-se com os servidores na Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó. No local, reforçaram a intenção de manter uma gestão técnica da pasta, que valorize servidores e a qualidade do ensino. Após bate-papo, Daniela e Uggioni assinaram a ordem de serviço para reforma da EEB Zélia Scharf no valor de 1,7 milhão. Ao todo, a unidade receberá R$ 3,7 milhões de investimentos contando também com a reforma do telhado.

“Isso era algo que a sociedade chapecoense ansiava muito. Hoje chegou o grande dia. É uma alegria muito grande. Essa é a primeira grande obra que nós conseguimos trazer para a região, então eu estou muito feliz”, destacou a vice-governadora.

A dupla também visitou as instalações da futura EEB Professora Zita Flach, que deve passar por adaptações sugeridas pelo Ministério Público antes de entrar em funcionamento. Depois da ida ao colégio, o secretário foi à sede local do MP para discutir como serão realizadas as adequações sugeridas.

Na sequência, foi realizada reunião como prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon, e a secretária de Educação da cidade, Sandra Maria Galera. Município e Estado trabalharam juntos para liberação o quanto antes da escola Zita Flech. Também foi acordado um estudo para municipalizar duas unidades do interior de Chapecó que estão com baixa demanda de alunos do ensino fundamental e visando ampliar a oferta da educação infantil. O estudo deve ser concluído até julho.

Visitas continuaram na terça-feira

A manhã de terça-feira começou em Guatambú, na EEF Agilberto Zandavalli. Professores e direção receberam o secretário e equipe da educação. Os destaques da escola são os projetos que envolvem saúde, o Proerd e a parceria com município.

Há poucos quilômetros dali a visita foi na EEB Lourdes Tonin, em Planalto Alegre. A escola completa 70 anos em 2019 e conta com 228 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Com paredes coloridas por cartazes e ajudantes em sala de aula, os alunos e professores conduzem seu dia a dia. Informações do colégio para a comunidade escolar e frases espalhadas pelos corredores tornam o ambiente harmonioso e cheio de vida. A diretora da unidade destaca a participação da família na escola e mantém atividades para aproximar ainda mais a comunidade ao ambiente escolar.

Para finalizar a viagem a região, foi a vez de conhecer a EEB Marcolino Rodrigues da Silva e seu belo e importante projeto de inclusão. Três alunos surdos e suas famílias são beneficiadas com a sala de Atendimento Educacional Especializado, que realiza atividades aos alunos no contraturno escolar.

O secretário pode conversar com a professora e instrutora de surdos, Andressa Focco, que é totalmente surda com ajuda do intérprete de libras Robson Felles Maia. “Este é um trabalho inclusivo maravilhoso, principalmente com surdos. Essas boas práticas devem ser repassadas e compartilhadas com outras escolas”, comenta o secretário. Os pais também recebem instruções para melhor compreenderem seus filhos. “Quando os pais caminham junto com os professores e a escola sempre se consegue maior êxito ao final do ano”, enfatiza a professora da escola Elizandra Sillas.

“A nossa presença nas escolas, onde o mundo da educação acontece, é muito importante, pois somente conhecendo a realidade conseguiremos tomar decisões acertadas para melhoria continua da qualidade da educação em Santa Catarina. A conversar com os estudantes foi muito proveitosa no sentido de motivá-los e provocá-los para que continuem investindo com zelo como futuros cidadãos e profissionais e que continuem aproveitando bem este que é o melhor período da nossa vida”, finaliza Uggioni.

Informações adicionais à imprensa:
Edinéia Rauta – (48) 3664-0353 / 9980-3136
Dafnée Canello – (48) 3664-0347 / 996826562
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Site: www.sed.sc.gov.br
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support