Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Governador eleito Moisés anuncia...

Governador eleito Moisés anuncia quatro secretários

Susi Padilha/Secom

Durante o anúncio coletivo realizado nesta segunda-feira, 03, em Florianópolis, o governador eleito Moisés revelou a nova estrutura do Estado e os nomes para compor quatro pastas.Conheça os secretários que farão parte da nova composição do Governo Moisés e Daniela Reinehr.

Secretaria do Estado da Fazenda (SEF)

O secretário Paulo Eli será reconduzido na função que exerce há 10 meses na respectiva pasta.

Eli é administrador e contabilista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também pós-graduado em Gestão Fazendária pela UFSC e possui cursos nas áreas de Finanças Públicas, pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) de Brasília, Altos Estudos de Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa, no Rio de Janeiro.

Servidor de carreira, desde 1984, iniciou no Estado como Auditor Fiscal da Receita Estadual e passou por cargos relacionados com as Secretarias de Estado da Defesa Civil, de Assuntos Estratégicos e também Administração. Além disso, também foi professor Universitário da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC), de Criciúma entre os anos 1990 e 1995.

Paulo Eli foi Secretário de Estado da Administração em 2010 e Secretário Adjunto da Secretaria da Fazenda em 1998 e novamente em 2003.

Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Secretaria de Estado da Saúde terá Helton de Souza Zeferino no comando da pasta.

Zeferino é médico, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Administração de Segurança Pública, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e também especialista em Gestão Pública, pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Servidor de carreira, desde 1992, iniciou no Estado na Polícia Militar de Santa Catarina e é graduado no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. Atualmente é Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros.

Helton de Souza Zeferino foi médico plantonista entre 2009 e 2015, foi comandante da 1º Cia do 7º Batalhão de Bombeiros Militar em Itajaí, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Comandante da Academia de Bombeiros Militar (ABM) e atualmente é comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Florianópolis e é médico plantonista da aeronave Arcanjo, desde março de 2010.

Secretaria de Estado da Administração (SEA)

A Secretaria de Estado da Administração terá Jorge Eduardo Tasca no comando da pasta.

Tasca é especialista em Administração de Segurança Pública, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), além de Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com desenvolvimento de linha de pesquisa nas áreas de inteligência organizacional, avaliação de desempenho e apoio à decisão.

Servidor de carreira, desde 1992, iniciou no Estado na Polícia Militar de Santa Catarina e é graduado no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. Atualmente é Tenente Coronel na instituição.

Jorge Eduardo Tasca coordenou a elaboração e a implementação do planejamento estratégico da Polícia Militar. Foi responsável, também, por projetos relacionados à gestão por resultados e gestão por processos, além chefiar o Centro de Inovação da Polícia Militar, onde coordenou projetos premiados na área de governo digital.

Secretaria de Estado da Administração Prisional e Sócio-Educativa (SAPSE)

O secretário Leandro Lima será reconduzido na função que já exerce, na atual Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, que será renomeada a partir do próximo ano.

Lima é pedagogo, formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com publicações científicas no Observatório Internacional de Educação nas Prisões do Instituto da UNESCO para Educação. Tem também publicação no I Fórum Internacional de Educação nas Prisões do I Fórum Internacional de Ações Socioeducativas nas Prisões. Em 2018 palestrou no Institutof Directors de Londres, sobre sua atuação no sistema prisional catarinense.

Servidor de carreira, desde 1988, iniciou no Estado como agente penitenciário, passando ainda pela gerencia operacional do Hospital de Custódia e gestor da Casa do Albergado de Florianópolis. Foidiretor da Penitenciária Estadual de Florianópolis, diretor do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina.

Leandro Lima foi secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania e, atualmente, secretário da mesma pasta. É membro do Conselho Nacional de Secretários de Justiça e Administração Penitenciária (Consej) e Membro Titular do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.