Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. E-books orientativos são lançados...

E-books orientativos são lançados para auxiliar equipes do Ensino Médio Integral

O secretário-adjunto de Estado da Educação, Gildo Volpato, participou do lançamento de dois e-books às equipes do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) nesta quarta-feira, 5. O ato foi realizado para cerca de 300 profissionais entre professores, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores durante o encontro do II Seminário de Saberes e Práticas da Educação Integral de Santa Catarina. A edição dos materiais foi do Instituto Ayrton Senna, parceiro na implementação do EMITI em Santa Catarina desde 2017.

De acordo com o secretário-adjunto, os cadernos visam orientar às equipes do programa que atende cerca de 2.800 estudantes em 30 escolas da rede estadual. “É uma satisfação poder entregar materiais de apoio que constam a sistematização de aprendizados relacionados à gestão e ao acompanhamento das escolas do EMITI”, destaca o secretário.

O E-book 12 – Apoio à Gestão Pedagógica e E-book 13 – Acompanhamento Regional e Formação de Equipes Escolares oferecem apoio sobre planejamento e estratégias às equipes pedagógicas, além de conter relatos de práticas das experiências, inovadoras realizadas pelos gestores durante a implementação do programa.

Sobre o Ensino Médio em Tempo Integral 

O Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMTI) é um programa oferecido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Ministério da Educação com apoio pedagógico do Instituto Ayrton Senna desde 2017 em escolas da rede estadual de ensino. Em 2018 foram 30 escolas e cerca de 3 mil alunos atendidos.

O programa trabalha por meio de áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias que inclui história, sociologia, geografia e filosofia, Linguagens e Códigos que inclui língua portuguesa e literatura, arte, educação física, línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e arte, cultura, tecnologias/informática, Ciências da Natureza que inclui biologia, química e física e suas Tecnologias e Matemática e de um núcleo articulador.

O diferencial do EMTI é o fomento do protagonismo juvenil por meio de componentes curriculares presentes na matriz do currículo, que permitem a organização integrada e flexível do currículo,  como projetos: de vida, intervenção – com envolvimento da escola e comunidade, pesquisa e estudos  orientados.

Informações adicionais para a imprensa:
Dafnée Canello
Secretaria de Estado de Educação
(48) 3664-0353/ 3664-0161 / 3664-0356 / 99682-6562
imprensa@sed.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support