Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Centro de Referência Tecnológica...

Centro de Referência Tecnológica do Leite é lançado oficialmente em Campos Novos

O Secretário Executivo de Desenvolvimento Regional da 8ª ADR/Campos Novos, Jairo Luft, participou nesta quarta-feira, 28, às 11h30min no Centro de Eventos da Epagri (Cetrecampos),  juntamente com o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Airton Spies, e o Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Ademir Hesmann,  do lançamento oficial do Centro de Referência Tecnológica do Leite (CRT Leite) . O ato também reuniu outras autoridades locais e regionais, além de agricultores, técnicos, diretores e colaboradores da Epagri.

Localizado na Estação Experimental da Regional da Epagri de Campos Novos, o Centro é referência para o estado de Santa Catarina e atua na capacitação de profissionais na área de bovinocultura de leite. O evento de lançamento aconteceu junto ao Dia de Campo na Estação Experimental da Epagri de Campos Novos.

Conforme o Coordenador da Estação Experimental e responsável pelo Centro de Referência Tecnológica, Humberto Bicca Neto, o CRT Leite é fruto de convênio entre a Epagri e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). São R$ 327.000,00 de investimentos do MAPA e 2% de contrapartida da Epagri, mais a mão de obra. Abrangendo mais de 250 unidades de referência nas propriedades rurais, o CRT Leite está em funcionamento desde  fevereiro de 2017. São mais de 250 vagas ofertadas em capacitação somente em 2018.

“O Centro Tecnológico de Referência do Leite é a consolidação de um trabalho de 10 anos voltado à capacitação de técnicos, agricultores e universitários”, disse Humberto Bicca Neto.

joomplu:39843

 

O CRT possui 35 vacas leiteiras da raça Jersey e a meta é chegar a 60 animais, mantidos à base de pastagens perenes de verão. No ato de lançamento o Secretário de Desenvolvimento Regional da ADR Campos Novos, Jairo Luft, destacou a presença do Estado. “Uma grande conquista, é a mão protetora do Governo sobre os municípios. O Centro de Referência irá proporcionar retorno financeiro, capacitação técnica e mais esperança aos nossos produtores”.

Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Airton Spies reforçou que o leite já é a atividade agropecuária com o maior crescimento em Santa Catarina, envolvendo 48 mil famílias produtoras, acrescentando que o Centro de Referência contribui para elevar o padrão de qualidade do produto. “O Centro de Referência Tecnológica do Leite e unidades de referência nas propriedades são bons exemplos que devem contaminar o estado de Santa Catarina para levantar o padrão do leite”.

O Secretário disse também que o leite será mais uma estrela do agronegócio e para manter a atividade em crescimento é preciso investir em três atributos: produção de qualidade, custo compartilhado e organização logística eficiente.

Luiz Ademir Hesmann, presidente da Epagri, destacou os ganhos para a economia catarinense. “Com certeza absoluta o Centro Tecnológico será um ponto de encontro de muitos estrangeiros que virão aprender com a Epagri a produzir leite com menor custo e mais qualidade. A bovinocultura de leite é uma cadeia que envolve mais pessoas e impacta positivamente a economia, pois o produtor traz retorno financeiro para o seu município e a sua região”.

O estado de Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país.

 

joomplu:39846


joomplu:39847


joomplu:39848


joomplu:39845


joomplu:39849