Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola estadual vence 25ª...

Escola estadual vence 25ª edição do Prêmio Embraco de Ecologia

Nos fundos da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, em Joinville, passa o rio Jordão. Um muro divide o curso de água do campo de futebol usado pelos estudantes e o espaço onde estava a horta. Durante as aulas de história a professora Elizete Demont teve a ideia de desenvolver com os alunos um estudo do local. Intitulado “Um rio, uma escola, sustentabilidade e territorialidade” a iniciativa venceu a 25ª edição do Prêmio Embraco de Ecologia. A entrega do troféu e do prêmio de R$ 10 mil foi nesta segunda-feira, 19, na sede da empresa.

De acordo com a educadora foram integradas as disciplinas de biologia e geografia e os alunos dos primeiros anos do ensino médio. “Elaboramos um projeto para que, em primeiro lugar, os estudantes pudessem visualizar o rio e então conhecer a flora, a fauna e a importância dele para o ecossistema da cidade”, conta. Afluente do principal rio da cidade, o Cachoeira, permeia o bairro Bucarein, onde está a escola, e desagua na Baia da Babitonga. Na área onde era a antiga horta será construído um espaço de contemplação com abertura no muro e instalação de telas de aço. A área também prevê bancos e cobertura para ser usufruído para o ensino e sociabilização.

O projeto, a ser colocado em prática em 2019, conta com a parceria da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Pró Babitonga Ecossistema, Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira e Curso de Arquitetura da Sociesc. Nos critérios de avaliação observados pela equipe da empresa, estão a relevância socioambiental, a construção participativa, a viabilidade técnica, a correlação aos pilares de espaço físico, currículo e gestão e a capacidade de inovação. A 25ª edição do Prêmio Embraco de Ecologia teve 43 projetos inscritos, 14 selecionados como finalistas e quatro vencedores. Além da escola estadual, também foram consagrados o CEI Espaço da Criança; a Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt; e o CEI Cachinhos de Ouro.