Apaes apresentam ações do Programa Prevenir na ADR Araranguá
O auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá sediou na tarde desta quinta-feira, 8, uma reuniu de apresentação do Programa Prevenir, destacando as ações desenvolvidas nas 12 Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Extremo-Sul.
O programa da Federação das Apaes de Santa Catarina iniciou no Estado em 2012 e tem como objetivo a prevenção das deficiências através da conscientização. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas.
Segundo a coordenadora regional de saúde e prevenção de deficiência da região sul, Elisandra Nazário Teixeira, que também é diretora da Apae de Meleiro, as atividades de prevenção às deficiências são realizadas pelas Apaes da Região em parceria com outros setores, como educação, assistência social e saúde dos Municípios. “Há muitas medidas que ajudam a prevenir a deficiência, que vão desde antes da gravidez, passam pelo pré-natal, o momento do parto, após o nascimento, e no desenvolvimento da criança”, explica.
Palestras, seminários, capacitações para agentes de saúde e profissionais da saúde e educação, entre outros, são algumas das ações preventivas visando diminuir o índice de novos casos de deficiência, realizadas por meio do Prevenir.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá