Gerência de Educação de São Lourenço do Oeste reúne secretários municipais e Gestores Escolares da região
A Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste, reuniu nesta terça-feira, 09, gestores da Rede Estadual de Ensino e Secretários Municipais de Educação da região. O encontro teve por objetivo, a apresentação do Calendário Escolar para 2019 e planejamento de ações para o próximo ano letivo, que terá início em 11 de fevereiro e encerra no dia 16 de dezembro de 2018. O período de recesso para alunos será de 15 a 28 de julho.
Geralmente a semana anterior a do início das aulas é destinada à formação pedagógica de professores e servidores, não sendo considerados dias letivos. O calendário prevê no mínimo 200 dias letivos e 800 horas trabalhadas. Segundo o Gerente de Educação João Patinho, caso por força maior, o ano letivo da escola ou de alguma turma inicie mais tarde do que o previsto ou sofra qualquer interrupção, uma reorganização deve ser apresentada para cumprir com o que foi estabelecido pelo Estado.
Os municípios e a rede privada têm autonomia na elaboração dos seus calendários, entretanto devem levar em consideração a legislação que determina o mínimo de 200 dias letivos. O alinhamento dos calendários das redes estadual e municipal é importante para que melhor se desenvolvam as ações relativas ao transporte escolar e à formação continuada dos profissionais da educação, principalmente daqueles que atuam nas escolas do Estado e também dos municípios. A sincronia colabora ainda na organização das atividades das famílias que têm filhos em ambas as redes de ensino.
As atividades escolares referentes ao Conselho de Classe Participativo, Festa Junina, Mostra de Trabalhos Escolares, Feira de Ciências, Dia da Família na Escola, Sete de Setembro, poderão ser consideradas como letivas, desde que tenham comprovadamente a participação da comunidade escolar.
Cada dia civil trabalhado corresponde a apenas um dia letivo, mesmo que ultrapasse as quatro horas diárias. Feriados municipais e regionais deverão constar no Calendário da Escola, prevendo o cumprimento dos mínimos legais para atender a duração da carga horária letiva.
Além destas informações, a Gered repassou outros detalhes para o melhor desenvolvimento dos trabalhos no próximo ano. Destaque para a importância da parceria entre Estado e Municípios para o pleno andamento do ano letivo, já que as ações na Rede Estadual e Municipal de Ensino na sua grande maioria acontecem de forma conjunta, como por exemplo, o transporte escolar.
O encontro foi coordenado pelo gerente de Educação João Valdemir Patinho e pelas profissionais da Gered: Inês Sabka, Francieli da Croce da Silva, Jane Vanin.
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273
Site: sc.gov.br/regionais/saolourencodooeste