Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Em Florianópolis, Eduardo Pinho...

Em Florianópolis, Eduardo Pinho Moreira acompanha o desfile de 7 de Setembro

O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que comemora os 196 anos da Independência do Brasil, foi acompanhado na manhã desta sexta-feira, 7, em Florianópolis, pelo governador Eduardo Pinho Moreira, junto da primeira-dama Nicole Torret Rocha Moreira. A solenidade, realizada na passarela Nego Quirido, contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas, conforme dados da Polícia Militar.

“O dia 7 de Setembro é uma data histórica. O que vimos hoje aqui foi um sentimento de amor à Pátria, de nacionalismo, de disciplina, com a participação da população de forma expressiva. Eu não tenho dúvida de que o Brasil tem um belo caminho através da disciplina de seu povo”, disse o governador.

A chegada do fogo simbólico da Pátria, conduzido pela atleta de ginástica rítmica do Instituto Estadual de Educação, Iasmin Gabriele Jorge, que foi acompanhada por militares das forças armadas e das forças auxiliares, marcou a abertura do desfile.

O evento é organizado por parceria entre Governo do Estado, prefeitura de Florianópolis, liga da Defesa Nacional, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e demais organizações militares.

O desfile começou com cerca de 1,5 mil alunos de sete escolas da rede pública da Grande Florianópolis. Em seguida, foi a vez do desfile das Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) e das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), além de outras entidades que realizam atividades de cunho social. As instituições com seus grupamentos apresentaram como exercem as funções diárias, mostraram os equipamentos que utilizam, as vestimentas, as armas e as viaturas.

O desfile motorizado encerrou o evento, apresentando as viaturas militares e das forças de segurança, além de veículos antigos do “Veteran Car Club”. Também foram promovidos desfiles cívicos em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes.

A moradora de São José, Cristina Martins, trouxe o filho Lucas de 8 anos para ver pela primeira vez o desfile de 7 de Setembro. “Fiz questão de trazer o meu filho para cultivar o valor ao patriotismo e a nossa bandeira”, afirmou Cristina.
{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support