Governador destaca força do agronegócio catarinense na 41ª edição da Expointer
A força do agronegócio, a tecnologia de ponta utilizada no campo e a excelência genética das raças de animais foram destacadas pelo governador Eduardo Pinho Moreira em visita à Expointer, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira, 28. Moreira foi recebido pelo vice-governador do estado gaúcho, José Paulo Cairoli, visitou os pavilhões do Parque Assis Brasil e celebrou as conquistas do setor na Casa do Produtor Catarinense, montada no parque como estrutura de apoio aos catarinenses que participam da Expointer em busca de novas experiências e atualização.
“O agronegócio é uma atividade vital para o país e o que nós vimos aqui é um exemplo do aprimoramento genético de nossos plantéis, da tecnologia de última geração ajudando um setor que consolida Santa Catarina como um grande produtor e referência no setor para o Brasil”, destacou o governador.
Ao percorrer os pavilhões da pecuária de corte, bovinocultura de leite e da ovinocultura, Moreira comemorou os bons resultados obtidos por criadores catarinenses que participam da feira, como a ovelha de uma cabanha do município de Irani, premiada como a melhor da raça Suffolk – que tem como principal característica a produção de carne – e a fêmea equina vencedora do Freio de Ouro 2018, do criador José Ademir Pereira, do município de Canoinhas.
O governador também conheceu os pavilhões que reúnem produtos do artesanato e da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, além da exposição de maquinário agrícola, com equipamentos modernos que garantem cada vez mais qualidade à cadeia produtiva do agronegócio.
Estado referência no Agronegócio
O agronegócio representa 30% da economia de Santa Catarina, sendo que o estado é o maior produtor nacional de cebola, alho, pescados, ostras e mexilhões. É o segundo maior do Brasil na produção de frango, arroz, fumo e maçã. Único estado, desde 2007, livre de febre aftosa sem vacinação oportunizou ser o principal exportador de frangos e suínos do país.
Casa do Produtor Catarinense
Na edição deste ano serão mais de 60 catarinenses expondo os animais, principalmente cavalos e ovinos, sendo que o ponto de encontro dos produtores rurais do Estado, dentro da Expointer, no Parque Assis Brasil é a Casa do Produtor Catarinense, mantida pela Secretaria da Agricultura. Para o secretário Spies e o presidente da Cidasc, Luiz Alberto Rincoski Faria, a estrutura serve de apoio logístico aos catarinenses que visitam a feira.
No local, também estão expostos, em versões ampliadas, os certificados de zona livre de febre aftosa sem vacinação e de área livre da peste suína clássica. São dois verdadeiros troféus de excelência no status sanitário do Estado que destaca o agronegócio catarinense como referência para o mundo. “Estamos vigilantes para manter essa condição que é um diferencial importante a favor de Santa Catarina e sua relação comercial com países e mercados cada vez mais exigentes”, enfatizou o governador Eduardo Moreira.
A Expointer
Apontada como um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário da América Latina, a Expointer é considerada uma grande vitrine para o agronegócio catarinense, que mostra a sua excelência na criação de animais. Para o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, “é uma oportunidade importante para que os produtores e empresas do setor busquem conhecimento, tecnologias e soluções que impulsionam o desenvolvimento da economia catarinense”.
A 41ª Expointer segue até o dia 02 de setembro e terá mais de 400 eventos e atividades à disposição dos visitantes. O público também terá acesso à exposição de 151 raças de animais e aos pavilhões de máquinas e implementos agrícolas, da Agricultura Familiar e da Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs).
Números
Este ano a Expointer contará com 4.247 animais de argola e 1.817 rústicos. O número de animais é 32% maior do que na última edição. Ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equinos, caprinos e pequenos animais integram as mais de 70 raças que estarão em exposição.
{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}