Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Santa Catarina finaliza o...

Santa Catarina finaliza o Plano Estadual de Segurança Pública com a participação dos Consegs

Santa Catarina será o primeiro estado a ter seu Plano Estadual de Segurança Pública alinhado às diretrizes fixadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), neste ano. Para a conclusão do projeto, a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) está colhendo sugestões dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). Nesta quinta-feira 23, a reunião será em Criciúma, no quartel do 9º Batalhão da Polícia Militar, a partir das 19h30, com a participação do secretário da Segurança, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, os diretores Vanessa de Oliveira (Segurança Cidadã) e Rogério Martins (Integração), além do secretário da ADR, João Fabris.

“Esta é a primeira vez que Santa Catarina contará com um plano neste nível e estamos na fase final. Nossas metas são de curto, médio e longo prazos, não é um plano para uma gestão apenas”, salientou Alceu de Oliveira.  O próximo encontro será em Florianópolis, dia 29, no Centro Administrativo da Segurança Pública, na Avenida Ivo Silveira. O primeiro foi realizado em Joinville, no início deste mês. Nesta terça-feira ,21, Alceu de Oliveira apresentou o trabalho para o secretário da Defesa Civil, coronel João Batista Cordeiro Júnior. O plano também será apresentado nas secretarias de Estado de Assistência Social e de Justiça e Cidadania.

O plano permitirá a criação de um gerenciamento estratégico por alinhamento e integração de ações desenvolvidas pela SSP. Ele tem como objetivo tornar SC o estado mais seguro do País em relação aos índices de segurança pública, disse Rogério Martins. Santa Catarina conta com 135 Consegs atuantes, envolvendo mais de 1.500 pessoas. “Em Criciúma, há sete conselhos, que contam com a participação de mais de 80 pessoas”, acrescentou Vanessa de Oliveira.

Balanço

A partir da sua posse no comando da SSP, Alceu de Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, e o comandante-geral da Polícia Militar, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, fixaram um plano de ação para a área, objetivando a redução dos índices de criminalidade no Estado, como determinou o governador Eduardo Pinho Moreira. No planejamento, foi priorizado o controle do  crime organizado, com investimentos em tecnologia, inteligência, otimização de efetivos, operações integradas, interação com outros órgãos públicos, aproximação com a sociedade e monitoramento de resultados.

Já no final do primeiro semestre deste ano, houve redução significativa nas estatísticas em relação ao mesmo período do ano passado: – 15% no número de homicídios; -7% de latrocínios; -31% de roubos;  -42% de roubos de cargas; -24% de roubos de veículos; -15% de furtos; -15% de furtos de cargas; -26% de furtos de veículos; -55% de furtos a instituições financeiras e + 37% de armas apreendidas (metralhadoras, fuzis, rifles, carabinas).

 

Mais informações para a imprensa:
Vitor Hugo Louzado
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública
Fone: (48) 3665-8183 / (48) 99118 9821
E-mail: vhlouzado@hotmail.com