Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estudantes de Criciúma desenvolvem...

Estudantes de Criciúma desenvolvem bengala automatizada para cegos

estudantes criam bengala eletrónica 10

 

 

 

Facilitar a mobilidade de quem mais precisa é a ideia dos estudantes do Cedup Abílio Paulo de Criciúma, que criaram uma bengala com sensor ultrassônico e fone de ouvido para deficientes visuais. O trabalho foi selecionado pelo Ministério da Educação e levou os jovens para representar Santa Catarina no Encontro de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, entre os dias 6 e 10 de agosto, em Brasília.

Antes da viagem e representando a turma do curso de Manutenção e Suporte em Informática, ofertado por meio do Mediotec, os alunos Alaércio Júnior Marques, Vitor Azambuja e o professor Alexsander Spritz passaram por Florianópolis para apresentar o trabalho ao secretário-adjunto de Estado da Educação, Gildo Volpato, aos diretores e demais profissionais da pasta. “Iniciativas como esta merecem reconhecimento. A Educação catarinense tem mérito em poder dar destaque aos jovens”, enfatizou o secretário.

Os estudantes ressaltaram de forma positiva as experiências que estão tendo nas aulas. “É uma grande oportunidade que o Mediotec proporciona para que possamos entrar no mercado de trabalho ainda mais preparados”, disse Azambuja.

Para o orientador Alexsander Spritz, a ideia da bengala automatizada foi para colocar na prática a teoria do curso e também com viés social. “Sermos escolhidos foi realmente uma surpresa e estamos bem empolgados para, não só mostrar o nosso trabalho, mas também conhecer outros”, destacou.

Informações adicionais para a imprensa:
Dafnée Canello
Secretaria de Estado de Educação
(48) 3664-0353/ 3664-0161 / 3664-0356 / 99682-6562
imprensa@sed.sc.gov.br